Quarta-feira, dia 26 de dezembro de 2007, atualizada ?s 12h40

Com?rcio termina o ano com crescimento de, aproximadamente, 2,7% em rela??o ao ano de 2006


Renata Solano
*Colabora??o

Com as vendas de natal, alguns comerciantes da cidade conseguiram atingir suas expectativas de venda. "Apenas os segmentos mais relacionados ao Natal, como alimentos e presentes ? que atingiram a meta de 18% de crescimento em rela??o ao ano passado", esclarece o presidente do Sindicom?rcio de Juiz de Fora, Emerson Belloti.

No final do balan?o comercial, Emerson acredita que o com?rcio apresentou um crescimento positivo entre janeiro e dezembro de 2007, em rela??o ao mesmo per?odo do ano passado. "Ainda n?o fechamos o balan?o com dados precisos, mas o crescimento geral do com?rcio, com seus picos e baixas nas vendas atinge cerca de 2,7% comparado ao ano de 2006", afirma.

Mas, as expectativas dos comerciantes ? aquecer o per?odo das trocas entre quarta-feira, dia 26 de dezembro e s?bado, dia 29 de dezembro, e oferecer aos consumidores outros produtos nesse per?odo.

"Acredita-se que durante esse prazo de trocas, os comerciantes consigam vender mais alguma coisa para o reveillon, ou ent?o, o consumidor se interessa por algo mais caro e acaba completando o valor, ou mesmo se interessando por mais algum outro produto", conta Emerson.

Al?m disso, Emerson conta que muitas empresas aproveitam esse per?odo para fechar seu balan?o financeiro e come?ar o m?s de janeiro com ofertas de produtos em promo??o para que os consumidores continuem comprando durante o per?odo de f?rias.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF