Ovos de P?scoa em promo??o? Lojistas de Juiz de Fora garantem que n?o vai haver promo??o de ovos de p?scoa, j? que quebrados, ou n?o, o pre?o ? o mesmo

Priscila Magalh?es
Rep?rter
10/03/2008

J? se foi o tempo em que as lojas e supermercados vendiam os ovos de chocolate quebrados a pre?o muito baixo, depois que a p?scoa passava. Hoje, os comerciantes est?o preferindo devolver os ovos aos fabricantes.

Em uma loja de departamentos da cidade, o n?mero de ovos quebrados ? muito grande e, quando perguntada sobre promo??o, a vendedora disse que n?o vai haver. "Quebrado, ou n?o, o pre?o ? o mesmo e, depois, os que n?o s?o vendidos, s?o devolvidos para a f?brica".

A mesma coisa acontece em uma loja de doces da cidade, onde os ovos quebrados s?o trocados at? por outras mercadorias. Mas n?o vale a pena vender mais barato? Quem fabrica diz que n?o. "Eu n?o vendo mais barato e aceito devolu??o das lojas franqueadas", diz Omara Stephan e Silva, s?cia-propriet?ria de uma loja de chocolates.

Segundo ela, como a maioria dos ovos ? de chocolate ao leite, eles s?o derretidos e reaproveitados em outros produtos. "Perdemos a embalagem, mas isso n?o ? t?o significante", diz. Na loja de Omara, o n?mero de ovos que acabam quebrados depois da p?scoa n?o ? muito grande. "No supermercado ? que isso acontece mais, j? que todo mundo passa por aquele corredor e vai apertando os ovos. Se meu varal fosse no supermercado, j? ia estar tudo quebrado. Aqui, ningu?m entra fazendo isso".

Segundo o fabricante de chocolates Rubens Vieira de S? Braga Kayamb?, os consumidores apertam os ovos de prop?sito. "Coloquei um ovo na porta da loja e se ele tivesse buzina ia ser um inferno. Eles passam e apertam pra ver se ? de verdade e se quebra", brinca.

Foto de chocolates Foto de chocolates

Por isso, ele tomou a decis?o radical de n?o deixar os produtos expostos aos clientes. "Eles v?m, escolhem o sabor, eu pego e depois que a venda ? feita, entrego para o cliente, alertando que est? inteiro". Rubens faz isso para que n?o haja retorno do consumidor. "Eles colocam o dedo e fazem um buraco nele. Se eu colocar em exposi??o, vai ficar caro para mim, porque sempre vou ter que refazer, a? gasto com m?o-de-obra e material".

Se o ovo quebrar por acidente, Rubens diz que d? para consertar. "Enquanto ele est? no ambiente de produ??o, d? para reaproveitar. Depois que ele foi embalado, ? preju?zo". Ele explica que tomou essa decis?o desde que come?ou o neg?cio. "Antes ?ramos somente eu e minha esposa para produzir os ovos, ent?o preferimos fazer isso para evitar de perder tempo e ter preju?zo", completa.

Movimento

H? 12 dias da P?scoa, os comerciantes j? comemoram o movimento. Omara diz que desde a ?ltima sexta-feira, 07 de mar?o, a loja est? muito cheia. Mas a comerciante est? preparada para a confus?o da ?ltima semana. "Na semana que vem, o movimento vai ser ainda maior". Enquanto isso, na loja de departamentos, a vendedora diz: "na segunda, dia 10, tivemos recorde de vendas".

Rubens diz que o movimento j? superou a sua expectativa de 15% no aumento das vendas em compara??o ao ano passado. "J? vendi muito e quem vier comprar na semana que vem n?o vai encontrar mais", comemora.