Quinta-feira, dia 27 de mar?o de 2008, atualizada ?s 18h

Aumento no pre?o do trigo afeta bolso dos juizforanos



Daniele Gruppi
Rep?rter

N?o ? s? o pre?o do p?ozinho franc?s que est? pesando no bolso do juizforanos, como tamb?m o bolo, biscoito, macarr?o e outros produtos derivados do trigo. A alta do ingrediente, afeta o or?amento do consumidor e o aviso do presidente do Sindicato dos Panificadores de Juiz de Fora Heveraldo Lima, preocupa: "Novos aumentos est?o previstos".

"O saco de 50 quilos de trigo que compr?vamos at? semana passada custava R$ 50 e agora j? passou para R$ 73. N?o tem como n?o repassar o custo para os clientes. Outro aumento foi no ?leo de soja e na margarina". O dono de uma padaria, Jos? Alberto Gon?alves, disse que tentava segurar o pre?o, mas que n?o vai conseguir manter como est?.

Heveraldo Lima afirma que h? estabelecimentos que j? aumentou cerca de 8 a 10% o pre?o do p?o. O trigo que Juiz de Fora utiliza, muitas vezes, v?m da Argentina, que restringiu a exporta??o para o Brasil, alegando prote??o do mercado interno. Para trazer o produto de outros pa?ses fora do Mercosul o imposto ? mais caro. Mas, segundo Heveraldo, trata-se de um problema mundial, pois h? falta de trigo no mercado.

No dia 8 de abril o Sindicato dos Panificadores da cidade vai se reunir com donos de padaria para discutir a quest?o do aumento do custo da produ??o em fun??o do trigo.