Quinta-feira, dia 27 de março de 2008, atualizada às 18h

Aumento no preço do trigo afeta bolso dos juizforanos



Daniele Gruppi
Repórter

Não é só o preço do pãozinho francês que está pesando no bolso do juizforanos, como também o bolo, biscoito, macarrão e outros produtos derivados do trigo. A alta do ingrediente, afeta o orçamento do consumidor e o aviso do presidente do Sindicato dos Panificadores de Juiz de Fora Heveraldo Lima, preocupa: "Novos aumentos estão previstos".

"O saco de 50 quilos de trigo que comprávamos até semana passada custava R$ 50 e agora já passou para R$ 73. Não tem como não repassar o custo para os clientes. Outro aumento foi no óleo de soja e na margarina". O dono de uma padaria, José Alberto Gonçalves, disse que tentava segurar o preço, mas que não vai conseguir manter como está.

Heveraldo Lima afirma que há estabelecimentos que já aumentou cerca de 8 a 10% o preço do pão. O trigo que Juiz de Fora utiliza, muitas vezes, vêm da Argentina, que restringiu a exportação para o Brasil, alegando proteção do mercado interno. Para trazer o produto de outros países fora do Mercosul o imposto é mais caro. Mas, segundo Heveraldo, trata-se de um problema mundial, pois há falta de trigo no mercado.

No dia 8 de abril o Sindicato dos Panificadores da cidade vai se reunir com donos de padaria para discutir a questão do aumento do custo da produção em função do trigo.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.