Sexta-feira, dia 28 de mar?o de 2008, atualizada ?s 18h42

Comiss?o que vai fiscalizar produtos l?cteos em Minas se reuniu e tem prioridades



Priscila Magalh?es
Rep?rter

A Comiss?o Especial de Produtos L?cteos se reuniu nesta quinta-feira, 28 de mar?o. Durante a reuni?o, foi apresentado o o Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade do Leite (Cquali), da Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (Anvisa) e proposto que o estado de Minas tenha seu pr?prio centro para o monitoramento do leite.

"Com ele, as informa?es do estado v?o ser levantadas, analisadas e enviadas para o Cquali de Bras?lia, onde os dados v?o ser comparados com os dos outros estados", disse o gerente de Executivo do P?lo de Excel?ncia do Leite, Airdem Assis.

Segundo ele, ap?s a den?ncia de fraude do leite no ano passado, em Minas, houve uma queda na venda dos produtos l?cteos de Minas. "? como se tivesse acontecido um um boicote aos produtos mineiros", diz Airdem, que v? a comiss?o como uma forma de a Secretaria de Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento (Seapa) defender os produtos mineiros no pa?s.

Al?m do Cquali Minas, a comiss?o tamb?m prev? revis?es na legisla??o do leite, fazer um estuda aprofundado dos indicadores de fraude e a padroniza??o do leite longa vida. "Um grande problema ? que as caracter?sticas nutricionais do leite de caixinha n?o s?o padronizadas. Precisamos rever isso", completa Airdem.