Quinta-feira, dia 24 de abril de 2008, atualizada às 13h
Juizforanos pagam mais caro pelo arroz, em menos de um mês, o aumento chega a 15%
*Colaboração
Um dos ingredientes mais comuns na alimentação do brasileiro, o arroz, está ficando mais caro. Nos últimos 30 dias, o arroz sofreu um aumento no preço em cerca de 15% nos supermercados e deve ter novas altas nas próximas semanas.
O pacote com cinco quilos de arroz da marca mais barata, custava, na quinta-feira, dia 03, R$ 5,99 (confira no guia). Na última quinta-feira, dia 17, o preço do pacote mais barato era de R$ 7,79 (veja no guia). Segundo a Associação Mineira de Supermercados, em Juiz de Fora a alta dos preços do arroz não é exclusividade brasileira, o produto também sofreu aumento no exterior.
Com receio de faltar o produto no mercado interno, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou, nesta quarta-feira, dia 23 de abril, que o Brasil vai suspender temporariamente a exportação de arroz nos próximos seis a oito meses, período de entresafra.
Segundo o proprietário de um mercado da cidade, Jorge Luis, o produto está mais caro, mas as pessoas compram porque ele é essencial para a base de suas refeições e não tem como não acompanhar o aumento, para não ficar com o prejuízo.
*Renata Solano é estudante de Comunicação Social na UFJF