Segunda-feira, 14 de julho de 2008, atualizada às 19h

Pesquisa em JF mostra que houve aumento no preço do leite. Entretanto, cooperativa de São João Nepomuceno afirma que houve queda no atacado



Daniele Gruppi
Repórter

O levantamento semanal de preços do leite tipo C, realizado pela Prefeitura, indicou que o custo médio do produto teve mais uma alta, passando de R$ 1,58, na última semana, para R$ 1,59, o equivalente a 0,063% de alteração.

O período de entressafra, que começa em março e vai até agosto, justifica o aumento. Nesses meses como chove menos, as vacas comem menos e, conseqüentemente, produzem menos matéria-prima. A demanda fica maior que a oferta, e os preços sobem.

Entretanto, o presidente da Cooperativa de Produtores de Leite de São João Nepomuceno Herênio Alves de Castro afirma que o mercado está atípico, pois o preço do produto no atacado caiu. "O valor repassado para os produtores em julho referente a junho foi menor".

Segundo Castro, a exportação do leite em pó diminuiu devido à queda do dólar. "Todo produto que não conseguimos exportar, sobra, pois a demanda do mercado interno é estável. O valor para o produtor passa a ser menor para possibilitar a competição no mercado internacional", explica.

Outro fator é o aumento no custo da cesta básica. "Como o preço dos alimentos básicos, como o arroz e o feijão, aumentou, o consumidor parou de comprar leite e produtos derivados".

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.