Ter?a-feira, dia 11 de novembro de 2008, ?s 14h50

Credenciamento do Critt na ANP pode atrair recursos para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da UFJF

Guilherme Ar?as
Rep?rter

O Centro Regional de Inova??o e Transfer?ncia de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi credenciado pela Ag?ncia Nacional do Petr?leo, G?s Natural e Biocombust?veis (ANP) como institui??o de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Com a classifica??o, o Critt se torna apto a receber recursos das empresas detentoras de concess?o para explorar petr?leo, que s?o obrigadas a investir parte do faturamento em projetos de P&D, como a Petrobras.

O credenciamento permite, ainda, que o Critt desenvolva, em parceria com as faculdades de Engenharia e de Economia e Administra??o da UFJF, atividades de P&D para novas tecnologias, produtos, processos ou m?todos relacionados ao planejamento e gest?o energ?tica e ?s fontes de energia renov?veis, especialmente bicombust?veis ou aqueles que substituam ou incrementem o uso dos combust?veis f?sseis.

Os respons?veis pela condu??o de todo o processo que levou ao credenciamento foram o professor da Faculdade de Engenharia e Secret?rio de Desenvolvimento Tecnol?gico (Sedetec), Andr? Marcato, o diretor da FEA, Alexandre Zanini, e a professora da FEA Fernanda Perobelli.

Para Marcato, outros setores da Universidade t?m a possibilidade de conquistarem o credenciamento na Ag?ncia.