Combata a gordura dos bra?os e fortale?a os m?sculos Apesar das mulheres n?o se preocuparem tanto com os bra?os,
os exerc?cios f?sicos para esta parte do corpo s?o importantes

Daniele Gruppi
R?porter
14/07/2008

Apesar dos bra?os n?o serem a grande preocupa??o das mulheres quando o assunto ? corpo, os exerc?cios que trabalham a regi?o s?o importantes para combater a flacidez e tamb?m para preven??o de problemas na coluna.

Escondidos apenas no inverno, os bra?os est?o sempre ? mostra. Entretanto, quando a mulher vai ficando mais velha sem ter feito atividades f?sicas, ? comum elas deixarem de usar camisetas para n?o evidenciar a flacidez quando abanam o bra?o, naquele famoso tchauzinho.

Segundo a professora de gin?stica Soraya Mitsue Okano Preste, as partes do corpo que mais aparecem as gorduras quando a mulher se descuida da alimenta??o s?o o bra?o, abd?men e quadril. No homem, ? o abd?men.

Soraya afirma que para perder peso ? preciso conciliar os exerc?cios aer?bicos com o localizado, al?m de uma alimenta??o balanceada. "Uma pessoa sedent?ria quando come?a a fazer exerc?cios regulares, equilibrando a comida, percebe um resultado r?pido nos primeiros meses. O metabolismo muda e perde-se peso com mais facilidade. Depois adequa-se o treinamento para um novo est?mulo", explica.

A professora diz que existe um mito de que se a mulher malhar muito os bra?os, vai ficar musculosa e perder? a feminilidade. "Trata-se de uma quest?o cultural, cuja concep??o deve ser alterada. Os exerc?cios s?o importantes para auxili?-la nas atividades do dia-a-dia, trabalhar o corpo de maneira integral e para a postura. Evita-se os desvios de coluna, prevenindo contra dores".

Aprenda alguns exerc?cios com Soraya:

A professora de gin?stica separou uma s?rie de exerc?cios para ser realizada em casa. Para quem est? come?ando a malhar, ela recomenda que os exerc?cios sejam feitos com pouco peso. ? medida que os m?sculos forem se fortalecendo, aumenta-se o peso gradualmente.

Fa?a os exerc?cios tr?s vezes por semana. Cada exerc?cio deve ter tr?s s?ries de dez repeti?es, com intervalo m?ximo de um minuto entre as s?ries.

  • Crucifixo reto: Trabalha a musculatura do peitoral. Deite no colch?o, segure o halter e estenda os bra?os para cima, abra-os na altura dos ombros e volte para a posi??o inicial.

Menina fazendo exerc?cio Menina fazendo exerc?cio
  • Tr?ceps: Trabalha a musculatura do tr?ceps. Deite no colch?o, segure o halter, estenda um dos bra?os para cima, flexione-os em dire??o a testa, mantendo os cotovelos na altura dos ombros e volte a posi??o inicial. Depois fa?a com o outro bra?o.

Menina fazendo exerc?cio Menina fazendo exerc?cio
  • Remada Unilateral: Fortalece a musculatura das costas. Ap?ie um bra?o em um banco, pernas semiflexionadas uma na frente e outra tr?s, segure o halter no outro bra?o, levante-o mantendo os cotovelos na altura dos ombros.

Menina fazendo exerc?cio Menina fazendo exerc?cio

  • Rosca Direta: Fortalece a musculatura do b?ceps. Em p?, pernas semiflexionadas, bra?os ao lado do corpo, flexione e estenda os bra?os (sem ir ao m?ximo do movimento).
Menina fazendo exerc?cio Menina fazendo exerc?cio
  • Desenvolvimento: Trabalha musculatura do ombro. Em p?, pernas semiflexionadas, segure um halter em cada m?o, com os bra?os flexionados na altura do ombro. Estenda os bra?os para cima e volte a posi??o inicial.

Menina fazendo exerc?cio Menina fazendo exerc?cio