Segunda-feira, dia 5 de janeiro de 2009, ?s 15h40

Redu??o do IPI j? reflete em aumento nas vendas de carro zero em JF

Guilherme Ar?as
Rep?rter

H? pouco mais de vinte dias do an?ncio do pacote de medidas para conter a crise econ?mica, as concession?rias de autom?veis em Juiz de Fora j? sentiram os reflexos da redu??o do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros.

Na empresa onde trabalha o supervisor Adriano Torres Mattar, as vendas cresceram 33% entre novembro e dezembro, m?s da redu??o do IPI. Com a crise econ?mica, a queda chegou a 18% em outubro, em rela??o ao m?s anterior.

Por?m, a procura por ve?culos semi-novos continua decrescente. De acordo com Mattar, a queda reflete o aumento da procura pelos zero quil?metro e a supervaloriza??o que os usados sofreram em 2008. "Acredito que o grande foco para este ano ser? o carro semi-novo, que deve voltar a ter o seu valor real", analisa.

A concession?ria do gerente de vendas Jo?o Carlos Micheli tamb?m sentiu os efeitos da redu??o do IPI. Apesar de ainda n?o notar crescimento real das vendas, j? n?o h? mais queda no n?mero de clientes que saem de carro novo da empresa.

O consumidor tamb?m j? voltou a financiar a compra do ve?culo em mais parcelas. Com a crise e o consequente aumento da taxa de juros, os financiamentos foram os principais afetados. Agora, parcelamentos de 48 e at? 60 meses j? s?o presentes nas concession?rias, de acordo com os respons?veis pelas empresas.

A redu??o do IPI foi anunciada no ?ltimo dia 12 de dezembro de 2008 pelo governo federal. Para carros a gasolina e ?lcool/flex de at? mil cilindradas a al?quota cai de 7% para zero. De mil a duas mil cilindradas, queda de 13% para 6,5%, no caso de carros a gasolina, e de 11% para 5,5% para ?lcool/flex. Para autom?veis acima de 2 mil cilindradas ficam mantidas as al?quotas atuais de 25% (gasolina) e 18% (?lcool/flex). A redu??o vale at? o final do primeiro trimestre de 2009.