Quarta-feira, dia 7 de janeiro de 2009, às 17h40

Movimento é tranquilo nas agências do INSS de JF para aposentadoria em 30 minutos

Priscila Magalhães
Repórter
Madalena Fernandes
Revisão

A agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) da avenida dos Andradas, está realizando quatro atendimentos diários referentes à aposentadoria por idade, no novo sistema. Segundo o chefe de benefício da gerência do INSS de Juiz de Fora, Eduardo Curi, o atendimento está ocorrendo tranquilamente. "As aposentadorias estão sendo efetivadas em até 30 minutos", garante.

O novo sistema começou a funcionar na última segunda-feira, 5 de janeiro. Em até 30 minutos há o reconhecimento automático dos direitos do trabalhador, não sendo necessário apresentar documentos que comprovem o tempo de contribuição. A rapidez foi possível com a ampliação do banco de dados, que só armazenava informações posteriores ao ano de 1994. "Agora, as informações anteriores a esse ano foram acrescentadas", explica Eduardo.

Os trabalhadores urbanos que completaram 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens) têm direito à aposentadoria e já podem usar o novo sistema. Entretanto, além da idade, é preciso que tenham contribuído com a Previdência por 15 anos (se a inscrição foi feita a partir de 25 de julho de 1991) ou por 14 anos (se a inscrição foi feita antes de 25 de julho de 1991).

Para requerer a aposentadoria em 30 minutos, o trabalhador precisa fazer o agendamento pelo telefone 135. Na agência da avenida Andradas, são quatro atendimentos diários, o que pode aumentar de acordo com a demanda. "O novo sistema vai proporcionar mais segurança e evitar fraude. Para o trabalhador, a vantagem está no fato de não ser necessário reunir documentos."

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.