Quarta-feira, dia 7 de janeiro de 2009, ?s 17h40

Movimento ? tranquilo nas ag?ncias do INSS de JF para aposentadoria em 30 minutos

Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

A ag?ncia do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) da avenida dos Andradas, est? realizando quatro atendimentos di?rios referentes ? aposentadoria por idade, no novo sistema. Segundo o chefe de benef?cio da ger?ncia do INSS de Juiz de Fora, Eduardo Curi, o atendimento est? ocorrendo tranquilamente. "As aposentadorias est?o sendo efetivadas em at? 30 minutos", garante.

O novo sistema come?ou a funcionar na ?ltima segunda-feira, 5 de janeiro. Em at? 30 minutos h? o reconhecimento autom?tico dos direitos do trabalhador, n?o sendo necess?rio apresentar documentos que comprovem o tempo de contribui??o. A rapidez foi poss?vel com a amplia??o do banco de dados, que s? armazenava informa?es posteriores ao ano de 1994. "Agora, as informa?es anteriores a esse ano foram acrescentadas", explica Eduardo.

Os trabalhadores urbanos que completaram 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens) t?m direito ? aposentadoria e j? podem usar o novo sistema. Entretanto, al?m da idade, ? preciso que tenham contribu?do com a Previd?ncia por 15 anos (se a inscri??o foi feita a partir de 25 de julho de 1991) ou por 14 anos (se a inscri??o foi feita antes de 25 de julho de 1991).

Para requerer a aposentadoria em 30 minutos, o trabalhador precisa fazer o agendamento pelo telefone 135. Na ag?ncia da avenida Andradas, s?o quatro atendimentos di?rios, o que pode aumentar de acordo com a demanda. "O novo sistema vai proporcionar mais seguran?a e evitar fraude. Para o trabalhador, a vantagem est? no fato de n?o ser necess?rio reunir documentos."