UFJF

Por



Cresce procura por cursos noturnos
no Vestibular 2003 da UFJF

Candidatos inscritos no curso de
Filosofia n?o far?o a 1? fase

Ludmila Gusman
17/10/02

Os inscritos no curso de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) est?o dispensados da primeira etapa do Vestibular 2003, marcada para os dias 14 e 15 de dezembro. A rela??o candidato/vaga, divulgada ontem pela Pr?-reitora de Gradua??o, Val?ria Trevizani Burla de Aguiar, constatou que este curso foi o ?nico que alcan?ou a posi??o candidato/vaga, inferior a quatro. "Ao contr?rio do ano passado em que os candidatos de oito cursos foram dispensados", lembra Val?ria. A outra novidade deste Vestibular ? que todos os cursos noturnos com exce??o do Turismo (noturno) aumentaram a rela??o candidato/vaga em rela??o ao Vestibular 2002. "Isso se deve ao fato do curso de Turismo Diurno ser a novidade deste Vestibular. At? ent?o oferec?amos apenas o curso noturno", acredita a pr?-reitora.

Al?m do curso de Turismo (noturno) os cursos Administra??o (diurno), Direito (diurno) e Filosofia apresentaram queda na rela??o candidato/vaga comparada ao ano passado. J? os 25 cursos restantes ser?o mais disputados este ano. Os cursos de Medicina (31,66 c/v), Fisioterapia (21,83 c/v) e Psicologia Noturno (21,68 c/v) continuam sendo os tr?s mais concorridos. Em seguida est?o os cursos de Ci?ncia da Computa??o (20,47 c/v) e Direito Noturno com 16,86 candidatos por vaga.

Segundo a pr?-reitora, o crescimento na rela??o candidato por vaga se deve ao maior n?mero de inscritos. No Vestibular deste ano a UFJF recebeu 25.590 inscri?es, deste total 1.035 candidatos s?o do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). "Foram sete mil a mais. A queda do ano passado ocorreu em fun??o da greve e da coincid?ncia de datas com outros vestibulares", diz Val?ria.

Clique aqui para ver a lista da rela??o candidato/vaga da UFJF.

Inscri??o pela Internet
Apesar da Pr?-reitoria de Gradu??o n?o ter contabilizado quantas inscri?es foram feitas pela internet, Val?ria Trevizani, acredita que a procura foi satisfat?ria. "A internet permitiu que candidatos de outras cidades se inscrevessem. Pretendemos continuar com essa estrat?gia no pr?ximo vestibular", afirma.

A partir do dia 18 de novembro, os candidatos come?am a receber o comprovante definitivo de inscri??o. O Manual j? est? sendo encaminhado pelos correios. Quem n?o receber o seu, a Pr?-reitoria pede que entre em contato com a Coordena??o do Vestibular o mais r?pido poss?vel. Informa?es, na Coordena??o Geral do Vestibular (Campus Universit?rio), pelo telefone 3229-3755 ou no endere?o http://www.vestibular.ufjf.br

Habilidade Espec?fica
J? est? dispon?vel no site da UFJF a lista dos aprovados na Prova de Habilidade Espec?fica, realizada no domingo, dia 13 de outubro. A Universidade aprovou 72,82% dos 493 candidatos avaliados no curso de Arquitetura e Urbanismo e 71,82% dos 252 que fizeram a prova para o curso de Artes. Os candidatos que n?o passaram nas duas provas concorrer?o, automaticamente, ? segunda op??o escolhida no momento da inscri??o.