Quinta-feira, dia 7 de janeiro de 2009, às 17h40

Juizforanos negociam débitos com lojistas

Daniele Gruppi
Repórter
Madalena Fernandes
Revisão

Os juizforanos procuraram o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC/Brasil) para negociar dívidas com empresas locais. Ao todo, mais de 23 mil consumidores foram reabilitados na Campanha de Recuperação de Crédito, promovida entre outubro e dezembro de 2008. Neste período houve queda de 27,12% nos registros negativos do SPC.

Segundo o presidente da CDL/JF, Vandir Domingos da Silva, os descontos especiais oferecidos durante a campanha contribuíram para reabilitar consumidores inadimplentes, promovendo a circulação de capital no comércio durante as compras de final de ano.

Os consumidores puderam quitar suas dívidas com descontos de até 50%, em que o valor original foi atualizado com correção, multa e juros legais, além do parcelamento da dívida em até três vezes. Ao pagar a primeira parcela do débito, o nome do consumidor foi excluído do SPC e ele voltou a ter seu crédito liberado na praça.

Para o superintendente do Procon, Eduardo Schröder, a realização da Campanha é a materialização de uma das mais importantes missões do Código de Defesa do Consumidor: a harmonia nas relações de consumo. Ele afirma que o comerciante consegue ter de volta o seu investimento e o consumidor restabelece a sua dignidade financeira.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.