Remo??o de tatuagem Laser de pulso ultra-curto ? o indicado para quem decide eliminar a tattoo

S?lvia Zoche
Rep?rter
27/09/06

A tatuadora Juliana Teixeira orienta seus clientes antes de tomarem a decis?o de fazer uma tattoo. Clique no ?cone ao lado e assista


Juliana Teixeira faz tatuagem de estrelas no bra?o de cliente Certo dia, voc? resolve colocar em pr?tica uma vontade que j? cultivava h? algum tempo: fazer uma tatuagem definitiva. Ao chegar no tatuador, j? sabe o desenho que quer, em qual local do corpo deseja e at? possui um conceito daquela figura para sua vida. "Tattoo ? um processo muito pessoal e a pessoa deve estar segura, porque ? uma coisa que vai fazer parte de voc?. N?o d? pra enjoar", observa a tatuadora Juliana Teixeira.

Os modismos s?o perigosos e podem causar arrependimento, mais cedo ou mais tarde. "Isso ? completo. D? pra perceber quando a pessoa n?o tem certeza do que quer, porque ela j? chega perguntando onde ficaria melhor fazer tal desenho ou que desenho fazer em determinado lugar...", diz Juliana.

Quando algum cliente pede para a tatuadora tatuar o nome de namorado(a), ela conversa com a pessoa e pede para repensar no assunto. "Eu costumo dizer que n?o existe ex-filho. Tatuar nome de filho ? uma coisa, mas de um namorado ? mais complicado". Ela exemplifica com um caso bem t?pico.

Juliana Teixeira em entrevista para ACESSA.com Uma conhecida de Juliana foi com o namorado em outro tatuador e gravaram o nome um do outro na nuca. At? que um dia o relacionamento acabou. "A tatuagem ? pequena, mas o cabelo dela ? curto", diz Juliana (foto ao lado). Agora, a menina anda com uma esp?cie de curativo no pesco?o para esconder o nome do ex.

"Ela quer cobrir o nome tatuado, mas quer que fique do mesmo tamanho. N?o d?. Tem que aumentar pra ficar perfeito. Ou ela vai ter que remover com laser". Neste caso, em uma cl?nica m?dica especializada.

Juliana tamb?m orienta os mais jovens. "N?o sou a favor de tatuar antes dos 18 anos. Um desenho que voc? escolheria nessa idade, provavelmente n?o faria quando estiver mais velho". Ela conta o caso de um menino, com 18 anos, que queria fazer uma tatuagem no bra?o todo.

"Eu perguntei se era isso mesmo que ele queria, aconselhei fazer na parte de cima do bra?o, onde ele poderia esconder com uma manga curta de camisa. Perguntei se ele sabia como seria a carreira profissional e falei pra ele repensar. Ele ficou pensativo. Aos 18 anos, sua cabe?a est? se abrindo para o mundo e h? um leque de possibilidades", argumenta Juliana.

Remo??o

A decis?o de remover uma tatuagem tamb?m pode ser ocasionada pela vontade de entrar nas For?as Armadas, na Pol?cia Militar, por n?o gostar mais do desenho, pela tatuagem ter borrado com o tempo... Os motivos s?o variados. No caso de Vanda Cruz, ela preferiu substituir a borboleta que tinha no tornozelo. Veja a foto abaixo:

Foto da tatuagem de Vanda Cruz feita por outro tatuador, toda borrada Antes
Foto da tatuagem de Vanda Cruz feita pela Juliana Teixeira, por cima da antiga que estava borrada Depois

A dermatologista Cristina Mansur explica que a tatuagem fica borrada, quando ? feita na derme superficial. "Al?m de borrar, com o tempo ela sai mais facilmente, porque a pele absorve os pigmentos".

A experi?ncia do tatuador tamb?m conta, porque a m?quina possui uma regulagem espec?fica de velocidade para cada parte do corpo. "Se o tatuador apertar a m?quina demais, a tinta tamb?m vai espalhar", afirma Juliana. Tatuagens mais antigas costumam ser borradas, segundo a tatuadora, porque a t?cnica utilizada tamb?m era antiga. "A evolu??o das t?cnicas de tatuagem ? progressiva".

Juliana Teixeira em entrevista para ACESSA.com Quem est? decidido a eliminar definitivamente a imagem do corpo, ter? que procurar uma cl?nica que use laser de dura??o de pulso ultra-curto. "S?o lasers muito caros. Se n?o usar o ultra-curto, pode deixar cicatriz. Os tipos usados s?o os de rubi, alexandrita e ND: yag de pulso ultra-curto", diz a dermatologista. O laser explode o corante em milhares de part?culas. "Por serem muito pequenas, o organismo consegue absover e eliminar os pigmentos". Cristina Mansur ainda lembra que as cores amarela, vermelha e verde precisam de um laser especial.

Lu?sa Scafutto tem vontade de refazer uma tatuagem que tem no abd?men. "Quero diminiur", diz. Neste caso, a tatuadora aconselha que ela fa?a a remo??o a laser, "se tiver condi?es financeiras", e depois de cicatrizada a pele, fa?a uma nova tatuagem.

A aplica??o, a quantidade de sess?es vai depender de diversos fatores, como a profundidade que a tatuagem atingiu a pele (derme superficial ou derme profunda) e o tom de pele. "O laser correto e bem aplicado n?o costuma deixar marcas. Isso acontece se a pessoa tiver tend?ncia a desenvolver quel?ide".

Juliana Teixeira tatuando Ap?s a remo??o, a indica??o ? evitar sol por um m?s e passar pomadas de cortic?ides e antibi?tica. Antes de fazer uma tatuagem, observe se n?o possui tend?ncia a formar cicatrizes queloideanas e se n?o possui alergia a tintas. "Pode dar dermatite al?rgica. Algumas pessoas t?m alergia at? mesmo a tatuagem de henna", comenta a m?dica (clique aqui e saiba mais sobre o estudo alergias causadas por tatuagens de henna). Como a tatuadora Juliana diz, ? preciso estar totalmente decidido a fazer uma tatuagem e n?o agir por impulso.

Se estiver decidido a tatuar, a dica de Juliana ? faz?-la durante o inverno, porque n?o se deve tomar sol, entrar na ?gua salgada durante 15 dias. Isso sem contar que durante cinco dias, ? preciso que a tatuagem fique envolvida em um filme pl?stico.

Procurar um bom profissional ? essencial para um bom resultado. Juliana faz tatuagem fixa h? dois anos, mas come?ou h? seis anos com a de henna. "J? vi o trabalho de muitos tatuadores. Voc? aprende muito vendo os outros fazendo". A pr?tica com desenho desde pequena - hoje, ela tem 27 anos - ajudou Juliana nos tra?os da tatuagem, acredita a tatuadora. "J? fiz de tudo em desenho. Tela, cer?mica, grafite... Muita coisa mesmo. E a leveza para pintar ajuda na hora de tatuar", revela.