Ter?a-feira, 14 de abril de 2009, atualizada ?s 13h

Venda de produtos t?picos de P?scoa supera expectativas em JF


Patr?cia Rossini
*Colabora??o

A venda de produtos t?picos de P?scoa em 2009 superou as expectativas dos comerciantes do ramo. De acordo com a C?mara dos Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL), os lojistas comemoram aumento de at? 40% nas vendas. Mesmo diante do cen?rio de crise econ?mica, o consumidor n?o deixou de presentear na data e alguns lojistas foram surpreendidos pela grande demanda - concentrada, principalmente, na v?spera.

? o caso de L?cia Rocha Barbosa, propriet?ria de uma loja de chocolates, que recorreu ?s lojas de outras cidades da regi?o para abastecer o estoque na v?spera de P?scoa. As vendas foram 36% superiores ao mesmo per?odo do ano passado e a maioria dos clientes deixou para comprar na ?ltima hora. "A venda ficou mais concentrada na semana da P?scoa, muitos produtos acabaram e n?s tivemos que reabastecer o estoque para atender ? demanda."

Para o propriet?rio de outra loja de chocolates da cidade, Ag?lio Vargas Lopes, o aumento na venda de produtos de P?scoa n?o foi t?o significativo, se comparado ao ano de 2008. "A data foi dentro das expectativas e as vendas n?o foram afetadas pela crise econ?mica mundial. Os produtos mais procurados foram os presentes de chocolate diferenciados. Os consumidores fugiram dos ovos tradicionais", explica.

A surpresa ficou por conta dos produtos diet?ticos. Os chocolates diet foram os primeiros a acabar. "Neste ano, a busca por ovos de P?scoa e chocolates diet?ticos foi acima do esperado, nosso estoque acabou r?pido", afirma Ag?lio.

As lojas especializadas em peixes, vinhos e condimentos tamb?m comemoraram a data. De acordo com C?lia Werneck, propriet?ria de uma delicatessen, o acr?scimo nas vendas de produtos relacionados ? ceia foi de 400% em rela??o aos outros dias do m?s. A procura ficou concentrada nos dez dias que antecedem a P?scoa. "As vendas foram muito boas. Muitos clientes optaram por levar o bacalhau e alguns acompanhamentos para a receita, como o azeite e o palmito."

Promo?es

Depois da P?scoa, ? tempo de promo??o. Em uma loja de departamento no centro da cidade, os ovos de chocolate que sobraram nas prateleiras podem ser comprados com at? 50% de desconto, segundo o gerente Bruno Gimenez.

No entanto, ele garante que o consumidor n?o deixa de comprar antes da data para aproveitar os descontos, que s?o ainda maiores para os ovos e barras de chocolate quebrados. J? nas lojas especializadas em chocolate, a sobra no estoque costuma ser menor e, por isso, n?o h? muitas op?es promocionais.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes