Terça-feira, 18 de agosto de 2009, atualizada às 13h

Retorno às aulas traz saldo positivo para papelarias

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Mesmo com o adiamento do retorno às aulas provocado pela Gripe A (H1N1) em Juiz de Fora,  a venda de material escolar não sofreu prejuízo. Pelo contrário, segundo dados divulgados pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), as vendas do setor aumentaram 10% nesse período, em relação aos meses em que as aulas estão em curso.

O gerente comercial de uma papelaria, Fernando Sasso, argumenta que o índice é positivo, comparando com os meses de abril e maio. "Em relação à época que chamamos de 'mini volta às aulas', o crescimento nas vendas atingiu 30%." Ele ainda observa que o forte nas vendas são os materiais reposição, como lápis de cor, cadernos e canetas.

A estudante do ensino médio, Jéssica Guinássio (foto abaixo a esquerda), comenta que é preciso renovar os objetos, pois os adquiridos no começo do ano não duram até o final. Para Paula Freire, a substituição é necessária, mas ela acredita que não há motivos para trocar todos os objetos já adquiridos. "A maioria dá para aproveitar, principalmente cadernos e mochilas de melhor qualidade."

O gerente comercial de uma papelaria, Amélio Luiz do Nascimento, observa que as vendas não atingiram a expectativas, mas aguarda um incremento nos negócios ainda este mês. "Em relação ao início do ano as vendas são tradicionalmente inferiores. Registramos um tímido aumento de 10% nas vendas de reposição."


material escolar 2 material escolar 3

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes