Terça-feira, 13 de outubro de 2009, atualizada às 18h44

Vendas para o Dia das Crianças superam expectativa

Aline Furtado
Repórter

A expectativa de vendas de artigos infantis para o Dia das Crianças foi superada. De acordo com o presidente do Sindicomércio, Emerson Beloti, a previsão era de que os lojistas registrassem 11% de aumento nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado, mas o índice verificado foi de 18%. As vendas de última hora contribuíram para alavancar o resultado.

De acordo com dados do Sindicomércio, a data pode ser vista como positiva para o comércio em geral porque revela a expectativa de incrementos nos negócios para o Natal. "O Dia das Crianças apresentou a melhor expectativa de vendas entre as datas comemorativas deste ano."

Trocas

Para as pessoas que desejam efetuar a troca dos presentes, o Procon esclarece que o comerciante só está obrigado a trocar a mercadoria com defeito. O prazo é de 30 dias, contados a partir da data da compra. "A prática de trocar por modelo ou cor diferente é comum no meio comercial, mas isso não é obrigatório", destaca o superintendente do Procon, Eduardo Schröder.

A orientação do órgão é que, durante a compra, a possibilidade de troca seja verificada. "Se o comerciante sinalizar positivamente com relação à troca, deve-se solicitar a emissão de um certificado junto com a nota fiscal, para evitar o risco de problemas posteriores."

A assessoria do Procon informou que não foram registradas reclamações com relação a brinquedos nesta terça-feira, 13 de outubro, primeiro dia útil após o feriado em que é comemorado o Dia das Crianças. Em setembro de 2008, foram contabilizadas duas reclamações, número que subiu para seis em outubro.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes