Terça-feira, 13 de outubro de 2009, atualizada às 18h44

Vendas para o Dia das Crianças superam expectativa

Aline Furtado
Repórter

A expectativa de vendas de artigos infantis para o Dia das Crianças foi superada. De acordo com o presidente do Sindicomércio, Emerson Beloti, a previsão era de que os lojistas registrassem 11% de aumento nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado, mas o índice verificado foi de 18%. As vendas de última hora contribuíram para alavancar o resultado.

De acordo com dados do Sindicomércio, a data pode ser vista como positiva para o comércio em geral porque revela a expectativa de incrementos nos negócios para o Natal. "O Dia das Crianças apresentou a melhor expectativa de vendas entre as datas comemorativas deste ano."

Trocas

Para as pessoas que desejam efetuar a troca dos presentes, o Procon esclarece que o comerciante só está obrigado a trocar a mercadoria com defeito. O prazo é de 30 dias, contados a partir da data da compra. "A prática de trocar por modelo ou cor diferente é comum no meio comercial, mas isso não é obrigatório", destaca o superintendente do Procon, Eduardo Schröder.

A orientação do órgão é que, durante a compra, a possibilidade de troca seja verificada. "Se o comerciante sinalizar positivamente com relação à troca, deve-se solicitar a emissão de um certificado junto com a nota fiscal, para evitar o risco de problemas posteriores."

A assessoria do Procon informou que não foram registradas reclamações com relação a brinquedos nesta terça-feira, 13 de outubro, primeiro dia útil após o feriado em que é comemorado o Dia das Crianças. Em setembro de 2008, foram contabilizadas duas reclamações, número que subiu para seis em outubro.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.