RECEITAS

Sopa dourada Um doce feito com o p?o de rabanada



Rep?rter: S?lvia Zoche
Edi??o: Ludmila Gusman
Design: Laura Ferreira
Dezembro/2006

A sopa dourada foi ensinada pela culinarista Iota Pinheiro Bellotti, no Natal do ano passado. A receita fez tanto sucesso que a equipe ACESSA.com resolveu disponibiz?-la novamente este ano.

Al?m de simples e muito pr?tica, a receita ? de um doce feito com p?o de rabanada. ? chamada sopa, porque o doce ? servido em prato e dourada porque a receita usa ovos da ro?a, que t?m a gema bem amarela. Anote a receita:

INGREDIENTES
  • 1 litro de leite
  • 1 kg de a?car
  • 2 p?es de rabanada (ou p?es "amanhecidos")
  • 12 ovos
  • 3 copos d'?gua
  • canela a gosto

    Coloque a ?gua para ferver com o a?car. Ela tem que ferver, mas n?o chegar em ponto de calda. Se come?ar a cristalizar, jogue mais ?gua.

    MODO DE FAZER


    Retire a pele da gema, assim o doce n?o fica com cheiro forte de ovo. Bata a gema e a clara, at? fica com espuma. ? coisa r?pida. Pegue os p?es e corte-os na diagonal.



    Coloque um pouco de a?car no leite. Passe cada fatia de p?o no leite e retire o excesso. Passe na mistura de ovo.



    Veja o ponto da mistura de ?gua com a?car. E coloque o p?o na calda. Vire de uma lado e de outro, tempo suficiente para cozinhar o ovo. Retire e coloque em uma vasilha.



    Se sobrar a mistura de ovo, jogue na panela, deixe cozinhar (s?o segundos). Jogue por cima dos p?es prontos que voc? j? colocou na vasilha. Pode servir na hora ou gelado. Enfeite a mesa e um feliz Natal!