Segunda-feira, 26 de outubro de 2009, atualizada às 19h05

Micro e pequenos empresários de Juiz de Fora discutem práticas sustentáveis para o comércio

Aline Furtado
Repórter

Reunir micro e pequenos empresários do comércio para discutir a respeito de formas sustentáveis de produzir, comercializar e consumir. Este é o objetivo do workshop Varejo no Futuro, que será realizado em Juiz de Fora no dia 5 de novembro, por meio de uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) com o Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsável da Fundação Dom Cabral.

Durante o evento, serão discutidas as propostas do código de conduta, que vem sendo formulado pelas instituições e tem previsão de ser concluído em 2010. O material é direcionado ao setor do comércio e pretende nortear o desenvolvimento de ações focadas em varejo responsável.

Entre os assuntos abordados no novo código de conduta e debatidos durante o evento está a forma como as empresas devem agir com relação ao cliente, ao marketing, ao meio ambiente, aos funcionários, aos concorrentes, aos fornecedores e à sociedade. O novo modelo de gestão do varejo deverá orientar e estimular a responsabilidade socioambiental, a ética nas relações comerciais e o comprometimento com a sustentabilidade.

De acordo com a analista de comércio e serviços do Sebrae-MG, Vera Helena Lopes, a partir do evento, os empresários poderão verificar que o novo código não é uma imposição e, sim, uma autorregulamentação. "Não é preciso esperar uma regulamentação do governo. Podemos trabalhar do modo comprometido, fazendo nossa parte." Segundo ela, o varejo deve ser visto como uma cadeia de valores e é fundamental que os empresários estejam atentos à conscientização dos consumidores sobre aspectos ambientais e ao aumento das exigências da sociedade.

Juiz de Fora é uma das cinco cidades do Estado selecionadas a receber o workshop. Conforme Vera Helena, o município foi selecionado pelo desenvolvimento do comércio local. A analista informa que a expectativa é de reunir cerca de 50 empresas. "Pretendemos abrir o debate. Posteriormente, os próprios empresários atuarão como disseminadores da ideia." A participação no workshop é gratuita. Os interessados em se inscrever devem entrar em contato com o Sebrae-MG pelo telefone 0800 570 0800.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes