Decoração

Por

Quarto de beb? Beleza ? importante, mas deve ser aliada ? funcionalidade.
Afinal, a m?e precisa ter contato f?cil com filho, sem que os m?veis atrapalhem

O beb? pode ter sido programado ou n?o, mas a emo??o ? a mesma na hora de arrumar o quarto para um novo ser que surgir? na vida de uma fam?lia. Roupas de cama, almofadas, roupinhas, babador, trocador, m?veis, bichinhos, enfeites... S?o diversos itens para escolher.

Mas a arquiteta e decoradora, Lucila Monteiro (foto abaixo), diz que a primeira preocupa??o ? com as cores e a decora??o da parede. "Eu e minha s?cia Ticiani (foto abaixo) gostamos de trabalhar com cores fortes, mas as m?es preferem tons claros".

A tend?ncia de cor ? o verde pistache, tanto para menino quanto para menina. Mas o azul, amarelo e laranja para os meninos continuam. Para o quarto das meninas, a op??o atual n?o ? mais o rosa e sim o salmon.

A nova onda s?o as telas e os recortes de bonecos, carros e outras id?ias em MDF. "Ou a gente d? a id?ia ou a m?e vem com o desenho e a gente faz. Para as meninas, continua sendo a boneca", diz Lucila.

Para ajudar a mam?e e o pai na hora de decorar, ? preciso primeiro conhecer o ambiente. O tamanho do quarto ? essencial para saber qual cor usar. O decorador de uma loja de beb?s, Sebasti?o Carlos Ribeiro, diz que quartos pequenos n?o podem ter cores fortes, porque d? a impress?o de ser menor ainda.

A nossa cara, mas funcional

As dicas s?o dadas pelos decoradores, mas quem d? o aval ? o cliente. "Quando a gente percebe que a id?ia n?o vai ficar legal no quarto, n?s orientamos. A inten??o ? que fique com a cara do cliente. Gosto n?o tem jeito, n?o tem como mudar", diz. Lucila.

Algumas dicas s?o importantes para que o quarto fique bonito, aconchegante e, principalmente, funcional.

Quando a fam?lia resolve ir ?s compras, normalmente est?o cheio de id?ias, mas tamb?m cheios de d?vidas. A vendedora de uma loja de beb?s, Vanessa Gon?alves Vieira Viana, d? sugest?es e orienta o cliente para que compre pensando na praticidade.

Para que o quarto tenha um ar mais clean, Lucila indicada o uso de m?veis laqueados de branco. "? mais f?cil at? para combinar os acess?rios de decora??o", completa Lucila.

Nos primeiros meses de vida do beb?, a m?e ou a bab? dorme no quarto da crian?a. ? importante que o quarto tenha uma boa ventila??o. Uma das dicas da arquiteta e m?e de Mateus, Fernanda Goretti, ? que o ber?o n?o fique entre a corrente de ar que forma da janela para a porta.

A ilumina??o tamb?m ? importante e o sol da manh? ? o mais ben?fico para o nen?m. "Como bate sol na cama pela mah?, deixo o Mateus deitado tomando sol e ele adora, fica quietinho", diz Fernanda.

Leia mais algumas dicas da arquiteta e mam?e Fernanda Goretti

Mat?ria produzida em junho de 2004 pela jornalista S?lvia Zoche