Presentes para todos os bolsos e gostosNa hora da compra do presente, o carinho pela pessoa amada e
a criatividade não precisam ter limites

Carolina Gomes
Repórter
9/6/2010

O Dia dos Namorados é uma das datas mais criativas do ano. Os apaixonados fazem de tudo para demonstrar seu amor. A forma mais comum é a troca de presentes, que faz o mercado aquecer.

Para fugir do trivial, como roupas e sapatos, muitos namorados optam por presentes mais criativos, como almofadas, canecas e pijamas - todos eles com dizeres românticos.

A estudante Thaís Souza declara que este ano irá economizar no presente, mas gostaria de comprar algo legal. "Dá para encontrar coisas interessantes por preços bem em conta", afirma.

Já o advogado Júlio Mendes diz que quer comprar algo bem surpreendente. "Faz pouco tempo que estou namorando. Acho que um presente bem escolhido impressiona. Não pretendo economizar."

Para agradar a todos os gostos e bolsos, as lojas oferecem uma infinidade de opções, que deixam muita gente em dúvida. De acordo com a gerente de vendas de uma loja de presente, Maria Elisa Jaber, muitos que chegam ao estabelecimento não fazem ideia do que vão comprar. "Os clientes costumam vir duas vezes até escolher o presente ideal."

Diante de tantas alternativas, o aumento nas vendas para a data é esperado. Maria Elisa afirma que a expectativa é de que o crescimento seja em torno de 15%. Já o gerente de uma outra loja, Getúlio Sartori, espera uma melhora de 20% nos negócios.

Segundo Getúlio, o movimento de venda para o Dia dos Namorados começa já nos primeiros dias do mês de junho. Mas, como confirma Maria Elisa, os dois dias que antecedem a data são os melhores em termos de volume de venda. "Existe a cultura de deixar tudo para a última hora", diz Maria Elisa.

Confira algumas opções de presentes