M?bile de mi?angas Enfeite para toda a casa. O charme de delicadeza do adorno permite deixar o quarto, a cozinha, a sala ou o corredor ainda mais agrad?veis

Renata Solano
*Colabora??o
05/11/2007

A imagina??o rende sempre bons trabalhos, por isso ? preciso soltar sua criatividade na hora de compor um m?bile. Seja ele m?stico com fadas e bruxinhas, seja ele para dar sorte, com sapos e elefantes, ou apenas para enfeitar e dar charme ao ambiente.

O m?bile sempre foi o enfeite mais procurado para adornar os quartos infantis, principalmente de beb?s, com bichinhos coloridos e musicais para desenvolver e estimular a crian?a.

Mas a moda agora ? usar o enfeite por toda a casa e independente da idade. As cores, o tamanho e o tema do m?bile podem variar de acordo com a personalidade da pessoa e com o lugar onde ser? exposto.

Quem vai ensinar o passo-a-passo de um modelo ? o vendedor de uma loja de artesanato, Ricardo Heleno (no v?deo). "? um enfeite super f?cil de fazer e, al?m do mais, voc? pode sempre usar aquelas mi?angas perdidas pela casa, que sobram as vezes de uma bijuteria ou outra, por exemplo".

foto de mobiles foto de mobiles foto de mobiles
Ricardo disse que aprendeu a mexer com artesanato s? de olhar as pessoas fazerem e a primeira vez que se aventurou foi na pintura de um papai noel. "Eu sempre via a professora fazer pinturas em gesso, e dentro de mim alguma coisa dizia que eu sabia pintar", conta.

Mas quando foi trabalhar na loja de artesanato, fez sua primeira pintura e aprendeu a fazer o m?bile, tamb?m s? de ficar olhando as pessoas fazerem. "A ?nica dica ? tomar cuidado com a medida das dist?ncias entre as mi?angas, tem que ser a mesma. Geralmente uso quatro dedos de dist?ncia, para n?o ficar muito grudado e nem muito separado", explica.

Anote os materiais que voc? vai precisar:
  • Mi?angas com tamanhos diferentes, da cor que desejar;
  • Pe?a para finaliza??o;
  • Pe?as especiais para enfeite (no caso foram usados beija-flor e lib?lula);
  • fio de n?ilon;
  • tesoura sem ponta
Passo-a-passo

Amarre na ponta do n?ilon a pe?a de finaliza??o, que ? a maior. ? preciso dar, pelo menos, dois ou tr?s n?s para ficar bem firme.

Coloque algumas mi?angas para compor a primeira parte do m?bile. ? preciso tomar cuidado para deix?-lo bem uniforme.

D? um n? na ?ltima mi?anga, mas antes passe o fio de n?ilon duas vezes pelo buraco da pe?a.

Marque um espa?o de quatro dedos para reiniciar a montagem do enfeite. Dessa vez, coloque a primeira mi?anga e d? um n? nela para que as pe?as n?o fiquem soltas e caiam na outra parte do m?bile. Lembre-se de passar o fio de n?ilon duas vezes por dentro da mi?anga.

No meio dessa montagem, aplique a pe?a de enfeite, pr?pria para m?bile. Essa pe?a cont?m duas argolas, uma em cima e outra embaixo, portanto, amarre o fio na parte de baixo do enfeite (no caso uma lib?lula).

Corte o fio de n?ilon e a parte que est? sem nada amarre na parte superior da lib?lula. Recomece a montagem da terceira parte do enfeite. Lembre-se que ? preciso dar um espa?o de quatro dedos e um n? na primeira pe?a para que n?o caia sobre a outra parte do m?bile.

No meio dessa montagem, aplique a pe?a de enfeite, tamb?m pr?pria para m?bile, amarre o fio na parte de baixo do enfeite (no caso um beija-flor) e corte.

A parte livre do fio de n?ilon deve ser amarrada na parte superior do beija-flor. Recomece a montagem da quarta parte do enfeite. Lembre-se que ? preciso dar um espa?o de quatro dedos e um n? na primeira pe?a para que n?o caia sobre a outra parte do m?bile.

Para fazer a finaliza??o, voc? pode colocar mais algumas mi?angas, de prefer?ncia grandes, depois d? um n? no final do fio de n?ilon fazendo um c?rculo onde ficar? preso no teto ou parede. Agora ? s? aproveitar para deixar sua casa mais bonita e usar a imagina??o e criatividade na elabora??o de novos m?biles.


*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF