Vereadores reeleitos apresentam propostas para a próxima legislatura

Veteranos na Câmara pretendem dar continuidade a projetos iniciados durante mandatos que terminam no dia 31 de dezembro

Andréa Moreira
Repórter
9/10/2012
Câmara Municipal de Juiz de Fora

A Câmara Municipal de Juiz de Fora terá, no período de 2013 a 2016, dez vereadores que foram reeleitos no último domingo, 7 de outubro, quando foi definido que pouco mais de 50% das cadeiras serão ocupadas por pessoas com certa experiência na Casa Legislativa. O Portal ACESSA.com conversou com os reeleitos para saber as suas propostas para o próximo mandato. As entrevistas serão em ordem alfabética e serão apresentadas nestas terça-feira, 9 de outubro, e quarta-feira, 10.

Ana das Graças Cortês (PDT), a Ana do Padre Frederico, irá exercer o segundo mandato. Como nesta legislatura, Ana também será a única mulher entre 2013 e 2016. Ela acredita que a reeleição ocorreu devido ao trabalho desempenhado nestes quatro anos, e revela manter esta estratégia no próximo período. "Consegui ocupar novamente uma vaga na Câmara pois realizei um trabalho sério, comprometido e dinâmico. Por isso, no próximo mandato pretendo continuar fazendo o que fiz desde 2009 e lutar ainda mais pelos direitos das mulheres."

Outro que acredita ter vencido pelo trabalho desenvolvido na legislatura atual é o vereador Francisco de Assis Evangelista (PP), o Chico Evangelista. "Como só exerço o trabalho de vereador, tenho mais tempo para ficar junto do eleitor e saber das suas necessidades. Acredito que isto fez com que eu conquistasse pela segunda vez uma cadeira na Câmara," revela o vereador, afirmando que pretende manter o contato direto com o cidadão. "Acho que é muito importante estar à disposição do povo, por isso vou intensificar meu trabalho e atender cada vez mais à população."

Seguindo para o quinto mandato consecutivo, Isauro Calais (PMN) também foi o vereador mais votado nas eleições do último domingo, 7. Ele acredita que este feito se deve ao trabalho realizado nos últimos mandatos. "Sempre me entreguei a esta Casa e realizei inúmeros projetos, nas áreas de acessibilidade, defensoria do consumidor, o projeto do pão a quilo, considerado importantes nacionalmente, o de recolhimento de baterias de celular e pilhas e esgotadas e tantos outros." No próximo mandato Calais tem como um dos objetivos aproximar o eleitor do trabalho realizado pela Câmara. "Vou lutar para fazer com que a população acredite no Poder Legislativo, fazendo com que ele fique cada vez mais com a cara do cidadão".

O também veterano na Câmara, seguindo em 2013 para o terceiro mandato, João Evangelista de Almeida (DEM), o João do Joaninho, atribui sua vitória ao trabalho desenvolvido junto á comunidade durante boa parte de sua vida. "Sempre estive próximo do eleitor, seja realizando algum trabalho social, seja participando de algum evento." Já para a próxima legislatura, João do Joaninho espera focar em dois trabalhos específicos. "Vou lutar por uma educação municipal em tempo integral, por espaços que, além da educação, ofereçam informática e cultura. Também irei buscar uma parceria com o próximo prefeito ou prefeita para que haja uma atenção especial para o transporte de pacientes que precisam realizar algum procedimento médico."

A proximidade com a população também foi citada pelo vereador José Mansueto Fiorilo (PDT), como o motivo principal de sua reeleição. "Há mais de 50 anos vivendo na região Sul de Juiz de Fora, pude conhecer bem as pessoas por meio de eventos sociais e também devido a minha profissão, médico." Fiorilo que segue para seu segundo mandato revela que pretende ajudar a população através de projetos que contemplem a área da saúde, em especial o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). "Durante os quatro anos tentei aprovar o SVO, mas não obtive sucesso. Então, pretendo continuar essa luta. Afinal, Juiz de Fora possui apenas o Instituo Médico Legal, que analisa as mortes acidentais, mas este serviço é importante pois analisa as mortes naturais," explica.

ACESSA.com - Vereadores reeleitos apresentam propostas para a pr?xima legislatura