Terça-feira, 4 de janeiro de 2011, atualizada às 18h04

Bancos aceitarão cheques com data de janeiro de 2010 até o fim janeiro de 2011

Da Redação
Foto de cheque sendo preenchido

Os bancos aceitarão os títulos preenchidos com data de janeiro de 2010 até o dia 31 de janeiro de 2011. A determinação é da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), que orienta os bancos a verificarem a sequência numérica dos cheques pela data de entrega do talão e das folhas, para evitar fraudes.

Aos clientes, a Febraban orienta que, em caso de preenchimento da data incorreta, o cheque não seja rasurado. A aceitação dos cheques com data incorreta por engano evitará que os títulos sejam devolvidos e facilitará o dia a dia dos clientes bancários.

O presidente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio), Emerson Beloti, afirma que a recomendação para os lojistas é que os cheques sejam aceitos, desde que a data correta seja grafada no verso do título. "É uma prática comum no comércio, de muitos anos. O consumidor reescreve o valor, a data correta e assina no verso, para não perder o cheque." Cheques rasurados não são aceitos pelos bancos.

Queda no uso dos cheques

A pesquisa O setor Bancário em Números, da Febraban, indica que os cheques vêm perdendo espaço como meio de pagamento, sendo substituídos por outros, como internet banking e cartões, de crédito e de débito. O total de cheques compensados, segundo o estudo, diminuiu de 1,4 bilhão em 2008 para 1,2 bilhão em 2009. A queda é de 16%. Em 2000, foram 2,6 bilhões de documentos.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken