Segunda-feira, 27 de junho de 2011, atualizada às 17h54

Mais de dois mil juiz-foranos devem sacar o benefício do Pis/Pasep até quinta-feira

Aline Furtado
Repórter
Carteira de trabalho

O prazo para os trabalhadores sacarem os valores referentes ao Programa de Integração Social (Pis) e ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), referentes ao exercício 2010/2011, termina na próxima quinta-feira, 30 de junho. Contudo, 2.354 juiz-foranos ainda não efetuaram o saque.

De acordo com informações da assessoria da Caixa Econômica Federal (CEF), em Juiz de Fora foram identificados 78.629 trabalhadores aptos a receber o abono salarial. Deste total, 76.275 já sacaram o valor de R$ 545, equivalente a um salário mínimo vigente. Com isso, foram injetados, desde o início do pagamento, em agosto do ano passado, R$ 38.944.608,50 na economia local.

Quem tem o direto ao saque?

São aptos a receber o abono salarial trabalhadores urbanos ou rurais e menores aprendizes que estão cadastrados no Pis ou no Pasep há pelo menos cinco anos. Além disso, é necessário que tenham trabalhado pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base - 2009, que tenham recebido até dois salários mínimos em média no período trabalhado e que a informação tenha sido repassada por meio da Relação Anual de Informações Sociais/2009 (RAIS).

O saque do Pis pode ser feito por meio do Cartão Cidadão, em terminais de auto-atendimento da Caixa, nas unidades lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui. Já os inscritos no Pasep (servidores públicos) recebem no Banco do Brasil.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken