Viagens de clientes forçam bares a fechar as portas no CarnavalQuem prefere manter o estabelecimento aberto nos dias de folia registra queda na procura de até 50% em comparação com os dias normais

Aline Furtado
Repórter
17/2/2012
Bar

Quem pretende passar o feriado de Carnaval em Juiz de Fora pode ter trabalho para encontrar diversão longe da Folia de Momo na cidade. Muitos bares não funcionarão durante a festa. A maioria encerra o expediente nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, ou no sábado, dia 18, só voltando às atividades na próxima semana.

É o caso de um bar localizado no bairro Jardim Glória. "Até o sábado, dia 18, nosso funcionamento será normal. Depois, só voltamos a abrir na Quarta-Feira de Cinzas, dia 22", informa a gerente administrativa, Wanessa Sandin.

Embora o bar não tenha completado um ano de abertura, o que não possibilita a comparação com o ano passado, ela afirma que o fato de os clientes saírem da cidade no período acabou sendo decisivo para a opção de não abrir o estabelecimento, já que o movimento não deverá compensar. "Com o recesso, vamos aproveitar o período para fazer algumas reformulações, como é o caso da adaptação do cardápio."

Outro que também optou por fechar as portas do bar foi o proprietário de um estabelecimento localizado na rua Espírito Santo, Leonardo Belline. "Vamos trabalhar até as 18h de sábado, dia 18, reabrindo na Quarta-Feira de Cinzas, 22. Optamos por isso porque temos clientes fiéis que irão pegar as estradas no Carnaval. Além disso, tememos bagunça. Como há tendência de troca de público, acaba não valendo a pena porque corremos o risco de receber pessoas bagunceiras, o que não é o nosso foco. Com isso, acabo aproveitando para viajar também."

Quem abre afirma que movimento cai até 50%

Como vai passar o Carnaval na cidade, a proprietária de um bar no bairro Retiro, Isabel Abranches Corrêa, explica que acabou optando por abrir o estabelecimento durante o final de semana de Carnaval. "Como já fechamos toda segunda-feira, nesta, dia 20, não será diferente. Além disso, não abriremos na terça-feira, dia 21, para que possamos descansar, mas no sábado, 18, e no domingo, 19, estará tudo normal."

Mesmo mantendo o funcionamento, Isabel destaca que o movimento sofre queda de até 50% nos dias de folia em comparação com os dias normais. "Muita gente sai da cidade. Então, o bar acaba sendo opção para quem ficou por aqui e quer sossego, já que estamos afastados de festas e blocos de Carnaval."

Opção para descanso

Mesmo afirmando que se abrisse as portas nos dias de folia o movimento seria certo, um dos proprietários de um bar localizado na rua Osvaldo Aranha, Newton de Couto Oliveira, ou Xororó, como é mais conhecido, revela que nos mais de trinta anos de funcionamento do estabelecimento sempre escolheu o período do Carnaval para tirar suas férias e dar férias aos funcionários. "Fechamos nesta sexta-feira, 17, e só reabriremos no dia 27, afinal também precisamos de descanso."

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Viagens de clientes for?am bares a fechar as portas no Carnaval