Segunda-feira, 17 de outubro de 2011, atualizada às 18h54

Torneio de tênis traz jogadores internacionais a Juiz de Fora em novembro

Victor Machado
*Colaboração
Jogador de Tênis

Ocorre entre os dias 12 e 20 de novembro a terceira edição do Juiz de Fora Tennis Classic, evento que faz parte da Série de Futures da ITF (Associação Internacional de Tênis). O torneio irá distribuir pontos no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e premiação de mais de US$ 10 mil.

Segundo um dos organizadores, Mário Zoet, o evento é uma importante oportunidade para os atletas mais jovens poderem acumular pontos no ranking e chegar a se destacarem na carreira. "Essa série dá a chance de o atleta ingressar no circuito e poder evoluir na pontuação. É uma oportunidade de jogar um torneio internacional. Além disso, sempre temos vagas ou convidamos atletas de Juiz de Fora para participar e ter um intercâmbio. Esse contato é muito importante para o esporte da cidade."

Zoet conta que a expectativa é que cerca de 64 atletas participem do torneio, sendo 32 já classificados na chave principal e outros 32 disputando o qualifying (etapa classificatória). "Recebemos atletas da Europa, Estados Unidos e, principalmente, da América do Sul. Além disso, o torneio tem muitos atletas da faixa etária entre 18 e 22 anos, que sonham com bons resultados."

Nos dias 12 e 13 de novembro, ocorrem os jogos da fase qualifying, em que os atletas vão disputar vagas na chave principal do torneio. A partir do dia 14, são as partidas da chave principal. As partidas ocorrem na rua das Rosas 380, no bairro Novo Horizonte.

Público

O organizador do evento afirma que os jogos serão disputados das 9h às 18h e a entrada é franca. "É interessante para o público poder ter contato com esses jogadores e perceber até onde pode ir um tenista. Assistir pela televisão não dá a dimensão exata da dificuldade do esporte, do desgaste e da preparação necessária."

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken