Segunda-feira, 27 de agosto de 2012, atualizada às 12h35

Aposentados e pensionistas começam a receber a metade do 13º salário

Da Redação
INSS

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda-feira, 27 de agosto, o 13º salário dos aposentados e pensionistas, que recebem até um salário mínimo (R$ 622). O pagamento é feito de acordo com o número do benefício, sem o dígito, ou com o Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

Os aposentados e pensionistas receberão a primeira metade do décimo terceiro até a próxima segunda-feira, 3 de setembro. Nesta segunda-feira, começam os depósitos aos beneficiários cujo o NIT tem final 1. Até o dia 10 de setembro, todos os beneficiados já deverão ter recebido o valor devido (veja a tabela).

Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) na primeira parcela do pagamento. O 13º tem incidência de IR somente em novembro e dezembro, meses de depósito da segunda parcela.

Quem recebe amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família não tem direito ao décimo terceiro sobre o valor desses benefícios.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.