Quarta-feira, 31 de outubro de 2012, atualizada às 17h25

Floriculturas de JF esperam queda nas vendas no Dia de Finados em relação ao ano passado

Andréa Moreira
Repórter
Floricultura Dois Amores

Faltando apenas dois dias para o feriado de Finados, celebrado nesta sexta-feira, 2 de novembro, parte dos comerciantes de Juiz de Fora não registram um aumento nas vendas de flores, em relação a 2011. Em alguns casos, as floriculturas acreditam que haverá uma redução nas vendas, se comparado ao ano passado, como revela a funcionária da floricultura Parque das Flores, Jucélia Moraes. "Estou há muito tempo neste ramo e já pude perceber que em 2012 teremos uma redução superior a 15%," afirma, apresentando uma das possíveis causas. "Em 2011, o Dia de Finados caiu em uma quarta-feira, fazendo com que a maioria das pessoas ficasse em Juiz de Fora. Mas neste ano, como o feriado caiu na sexta-feira, muitas pessoas devem pegar a estrada", diz.

A gerente da floricultura Casarão das Flores, Priscila Losche, não está otimista quando se fala em uma comparação ao ano passado, entretanto, acredita que haverá um aumento de 10% em relação aos dias normais. "Normalmente as vendas do Dia de Finados ficam no mesmo patamar. A não ser, em casos como o de 2011, em que o feriado caiu no meio da semana, fazendo com que as pessoas permanecessem na cidade e as vendas alavancassem."

Apesar da previsão de queda nas vendas, por parte dos comerciantes, as floriculturas irão funcionar nesta sexta-feira, 2, em horário normal.

Trabalho diferenciado

O ato de enfeitar os túmulos com flores no Dia de Finados, é uma forma encontrada para homenagear os mortos. Atualmente, as pessoas possuem outras opções para prestar esta homenagem, como explica o designer de flores Renê Mendonça. "Durante este dia, claro que também comercializamos flores, mas o nosso forte é um trabalho diferencial que fazemos, com a confecção de arranjos em forma de coração ou cruz, por exemplo", conta.

O trabalho realizado pela floricultura Dois Amores demanda um certo tempo, por isso é necessário agendamento, como destaca Mendonça. "Para solicitar este serviço, a pessoa deve vir até a floricultura e escolher o tipo de flor e formato desejado."

Floricultura Dois Amores Floricultura Dois Amores

Velas

Outro setor envolvido com o Dia de Finados, é o das velas. Mas para o proprietário da Indústria e Comércio de Velas Irmã Dulce, Geraldo Afonso Evangelista, haverá um aumento nas vendas em relação a 2011. "Acredito que iremos crescer em torno de 10% a 15%," explica o empresário, que avalia está como uma das melhores épocas do ano. "Agora temos um aumento nas vendas, e depois volta ao normal. Às vésperas das festas de final de ano, acontecesse novo aumento." Apesar do crescimento, Evangelista afirma que não foi necessário a contratação de mais funcionários. "Como já ficamos prevenidos para está época, nos programamos para dar conta da demanda."

ACESSA.com - Floriculturas de JF esperam queda nas vendas no Dia de Finados