Sexta-feira, dia 26 de dezembro de 2008, ?s 19 h

Vendas do Natal superam proje?es dos lojistas. Incremento nas vendas foi de 12,85%, em compara??o com o mesmo per?odo de 2007

Daniele Gruppi
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

O com?rcio juizforano registrou um incremento nas vendas no Natal de 12,85%, em compara??o com o mesmo per?odo de 2007. Na semana que antecedeu ? melhor data do com?rcio para vendas, os consumidores lotaram as ruas, galerias e shoppings da cidade ? procura de presentes.

A previs?o de crescimento nas vendas da C?mara de Dirigentes Lojistas (CDL) era de 8% a 10%. Mesmo com a crise econ?mica o clima no com?rcio ? de otimismo. At? o final do m?s o presidente da CDL/JF, Vandir Domingos da Silva, espera um aquecimento no setor superior a 15%, se comparado com o mesmo per?odo do ano passado."Ap?s o per?odo natalino, o com?rcio ? marcado pelo grande volume de trocas, o que se torna uma grande oportunidade de venda para os lojistas", declara.

Segundo a CDL, 12% dos consumidores optaram por efetuar o pagamento dos presentes ? vista e foram atra?dos pelas promo?es, sorteios, brindes e descontos especiais. O valor m?dio dos presentes ficou entre R$30,00 e R$60,00. O hor?rio especial da v?spera, com lojas abertas at? as 21 horas, contribuiu para as compras daqueles que n?o tiveram tempo durante a semana.

A caixa de uma loja de roupa feminina, Bruna Rodrigues dos Santos, afirma que as vendas aumentaram 80% no per?odo natalino, mas a expectativa era de um crescimento maior. "O ?ndice de vendas ? considerado bom, mas esper?vamos mais." De acordo com o subgerente de um estabelecimento, F?bio Pereira, os fatores determinantes para o sucesso nas vendas foram o pre?o, a qualidade dos produtos e o bom atendimento. Segundo a gerente de outra loja, Maria da Concei??o Fazza, os consumidores estavam mais cautelosos e procuraram n?o se endividar.