Quinta-feira, 2 de maio de 2013, atualizada às 18h

Juiz-foranos superam a expectativa de entrega da declaração do Imposto de Renda 2013

Andréa Moreira
Repórter
Imposto de Renda

Os juiz-foranos superaram a expectativa da declaração do Imposto de Renda 2013. Segundo o delegado da Receita Federal em Juiz de Fora, Marcos Amorim, eles esperavam cerca de 92 mil, mas até às 24h, do dia 30 de outubro, foram entregues 92.436. Porém, este número não quer dizer que todas as pessoas que deveriam entregar a declaração, o fizeram, como explica o delegado. "Dentro deste montante, também estão as pessoas que não precisavam declarar. Então ainda não poderemos precisar a porcentagem correta," explicou.

Ainda, de acordo com Amorim, a ampliação do sistema da Receita Federal, facilitou a entrega deste ano. "Como os aplicativos também puderam ser baixados em smartphones e tablets, as pessoas tiveram mais formas de declarar," destaca o delegado, lembrando que somente uma coisa não mudou em 2013. "Boa parte das pessoas deixaram para entregar a declaração nos últimos dias. Isso não só aqui em Juiz de Fora, como em todo o país. O que reflete um hábito do brasileiro."

Entrega fora do prazo

Os contribuintes que perderam o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2013 podem enviar as informações a partir desta quinta-feira, 2 de maio, primeiro dia útil após o feriado. Porém, no momento da entrega, o contribuinte já recebe a notificação com a multa de 1% ao mês sobre o imposto devido. Se não tiver imposto a pagar, a multa mínima será R$ 165,74. Segundo a assessoria da Receita Federal, mesmo no caso dos contribuintes que têm restituição, o cálculo da multa será feito sobre o imposto devido, por isso o valor poderá ser alto.

O procedimento para fazer a entrega da declaração deve ser o mesmo que estava em vigor: o contribuinte deve baixar o programa gerador da declaração na página da Receita. Para transmitir a declaração, é preciso instalar também o Receitanet, que pode ser baixado no mesmo endereço. Se optar por entregar em disquete, o contribuinte não poderá mais fazê-lo nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, mas apenas nas unidades da Receita Federal.

O site também conta com um passo a passo, que explica os procedimentos para a entrega da declaração, e ainda um manual com perguntas e respostas sobre o preenchimento do documento.

Restituição

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013 será liberado no dia 17 de junho. Ao todo, serão sete lotes regulares. O último está previsto para 16 de dezembro. Quem não receber a restituição até dezembro deve procurar o extrato no site da Receita para ver o motivo de ter caído na malha fina.

ACESSA.com - Juiz-foranos superam a expectativa de entrega da declara??o do IR