Juiz de Fora sedia encontro intermunicipal do Parlamento Jovem

Por

Juiz de Fora sedia encontro intermunicipal do Parlamento Jovem

Juiz de Fora sedia encontro intermunicipal do Parlamento Jovem

Estudantes debateram sobre a sustentabilidade nas cidades. Propostas podem ser encaminhadas para a Assembleia Legislativa

Andréa Moreira
Repórter
15/5/2013

Dezenas de jovens de Juiz de Fora, Matias Barbosa e Santos Dumont participaram, na tarde desta quarta-feira, 15 de maio, de um evento que reuniu os Parlamentos Jovens destes municípios. O evento, sediado em Juiz de Fora, foi organizado Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas).

O encontro, que foi uma prévia para a etapa estadual, que ocorrerá no dia 23 de agosto, em Belo Horizonte, discutiu o tema proposto pelo Parlamento Jovem em 2013, intitulado Cidades sustentáveis - desafios para novas gerações, como explica o sociólogo da Câmara Municipal, Sérgio Peres Dutra. "A cada ano os adolescentes debatem um tema. Desses encontros, cada município leva três propostas para a etapa estadual, que podem gerar projetos que serão encaminhados para a Assembleia Legislativa," lembrando que o estudo foi divido em três subtemas, que são: Uso de conservação da água; Produção e consumo; e Gestão do espaço urbano e rural.

Juiz de Fora possui 150 jovens, distribuídos em cinco escolas do município. Entre eles, está o estudante Bruno Pereira dos Santos, 15 anos, do Instituto Estadual de Educação. "Confesso que ingressei no projeto para aprender mais sobre o funcionamento da política. Porém, com o passar do tempo, fui percebendo que sozinho o jovem não tem voz, mas juntos podemos fazer a diferença." Já para a estudante Renatha Lima de Oliveira, 17 anos, da Escola Estadual Cônego Joaquim Monteiro, de Matias Barbosa, o fazer a diferença foi o que a trouxe para o Parlamento Jovem. "Quero melhorar a minha cidade. Fazer a mudança. E foi no parlamento que encontrei a primeira chance de fazer isso." Opinião compartilhada pela colega Aquila Vargas, 18 anos. "Sempre tive receio da política, devido ao que as pessoas sempre falam, que todo político é corrupto. Entretanto, percebi que podemos começar a fazer a diferença por aqui."

Edição 2013

Os trabalhos do Parlamento Jovem em Juiz de Fora começaram no dia 13 de março, e a Plenária final será em 11 de junho. Os estudantes se reúnem uma vez por semana para discutir o tema deste ano. Até o momento, os estudantes já desenvolveram oficinas de formação básica sobre: organização do Estado, Poder Legislativo, democracia, cidadania e participação política. "Ouvimos falar muito em sustentabilidade, mas pouco sabemos o que é realmente. E através das oficinas, conseguimos aprender de uma forma mais dinâmica e divertida," explica o aluno Milles Joseph Magalhães e Silva.

O encontro é dividido em dois momentos. Primeiro são realizadas discussões mais técnicas para esclarecimento de dúvidas e questões sobre o projeto e sobre o tema, em seguida os estudantes participam de uma integração.

Sempre presente nestes encontros, o professor de Relações Internacionais da PUC Minas Leandro de Alencar Rangel, afirma que os membros do Parlamento Jovem se sentem mais incluídos na sociedade. "Este é um local para falar e para educar. A cada cidade que visito e a cada questionamento, percebo que a vontade que eles têm em fazer uma sociedade melhor."

O projeto

O Parlamento Jovem é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos Médio e Superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento. Criado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a PUC Minas no ano de 2004, as seis primeiras edições foram restritas a Belo Horizonte, mobilizando 42 escolas e aproximadamente 800 estudantes. Neste período, foram encaminhadas 149 proposições para apreciação da ALMG.

A partir de 2010, o projeto foi estadualizado e ganhou a parceria das câmaras municipais mineiras. Juiz de Fora, desde então participa de todas as edições. Nos municípios, as câmaras mobilizam escolas do ensino médio e superior, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil, para viabilizar o projeto, formando assim uma extensa rede de educação legislativa em todo o Estado.

O Parlamento Jovem tem como objetivos estimular a formação política e cidadã de estudantes; desenvolver o interesse dos jovens pela agenda sociopolítica de seu município; propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões; incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania.