Jo?o Paulo Braga Jo?o Paulo Braga 12/11/07
Fotos enviadas pelo colunista

O novo Jersey

Diferente dos tecidos elegantes que, hoje, dividem com ele a arara, o jersey nem sempre esteve no olimpo fashion. O tecido mudou de status, desceu e subiu de classe. Criado no s?culo XIX, na ilha que lhe emprestou o nome, era usado para roupas extrernas ou como blus?es dos marinheiros do Canal da Mancha, mas a primeira virada aconteceu em 1913 quando caiu nas m?os de Chanel que o transformou em tailleurs.

Hoje, a retomada de jersey ? uma contra tend?ncia ao fen?meno da viscolycra, uma malha opaca que n?o permite ousadias e nem muita eleg?ncia.

Novos jersey:
  • Os de raion(esp?cie de viscose); liganete de poli?ster; microfibra de poliamida com ou sem lycra.
  • Os de poliamida oferecem conforto e toque mais macio, os de raion s?o mais refinados e escorregadios e possuem um toque gelado, mas ambos oferecem fluidez e rendem drapejados, retorcidos pregueados, franzidos e al?m do caimento ? um tecido extremamente feminino.

As mulheres querem roupas mais leves, praticas e fashion e o jersey permite tudo isso. O Jersey ? a tradu??o perfeita do novo desejo da moda: modernidade, futurismo, tecnologia com sofistica??o e eleg?ncia.


Clique aqui e mande sua sugest?o sobre esta coluna

Jo?o Paulo Braga ? produtor de moda
e j? atuou como estilista
Saiba mais, clicando aqui!