Quiche de atum

Por

Quiche de atum Leve, pr?tica e muito econ?mica essa receita vai deixar o seu R?veillon com cara de Europa

Marinella Souza
Colabora??o*
28/12/2007

Torta salgada baseada em creme e queijos sem cobertura. Isso ? a quiche. Um prato de origem alem? que faz parte da tradi??o europ?ia h? d?cadas e, at? hoje, agrada os paladares ao redor do globo.

A culinarista, Cida Gomes, considera a receita uma excelente pedida para o paladar. "Por ser um prato leve e muito suave, ? muito bom para ser servido com champanhe", diz.

Cida conta que foram os alem?es quem inventaram a quiche, mas os franceses fizeram dela uma tradi??o. "No in?cio era feita ? base de leite e creme, os franceses acrescentaram o queijo". Mas foi na Inglaterra p?s-Segunda Guerra Mundial que o prato se popularizou.

Hoje, a torta ganhou o mundo e ? sucesso garantido em todas as cozinhas. Seu preparo ? f?cil e muito r?pido, em menos de uma hora a receita fica pronta para o consumo (veja quadro abaixo). Al?m disso, utiliza ingredientes t?o simples que ? uma op??o barata para incrementar o card?pio da ceia do R?veillon e celebrar a passagem de ano em grande estilo.

Segundo Cida, n?o existe um tempo certo para a torta ficar pronta. "Esse tempo depende de cada forno. Para ter certeza de que ela est? assada, basta fazer o teste do palitinho, como se faz com bolos: se ele sair limpo ? porque est? na hora de tirar do forno", ensina.

A culinarista explica que o forno convencional assa de fora para dentro e, ?s vezes, a massa pode estar corada por fora, mas dentro ainda est? crua, por isso a import?ncia do teste do palito.

Versatilidade

Al?m de simples e econ?mica, a quiche ?, tamb?m, um prato muito vers?til que permite diversas varia?es. "Existe quiche de presunto, atum, frango, camar?o e todas elas s?o muito saborosas", avisa.

E n?o s?o s? os sabores que variam. Os tamanhos tamb?m: al?m da f?rma grande, ela pode ser feita em formatos menores para ser servida em festas e eventos.

A versatilidade da torta est? tamb?m na forma como ? servida. "Ela pode servir de entrada, de refei??o, lanche e pode vir acompanhada de um prato de arroz bem soltinho tamb?m, que fica uma del?cia", explica a culinarista.

Cida, que trabalha com gastronomia h? mais de 20 anos, conta que recebe muitas encomendas da quiche nessa ?poca de fim de ano. "N?o s? para a passagem de ano, mas no Natal tamb?m as pessoas pediram muito porque ? um prato leve e que agrada muito"

Para Cida, o melhor de cozinhar, n?o s? como of?cio, mas tamb?m para a fam?lia, ? perceber que o resultado saiu como o esperado. "Cozinhar ? minha grande paix?o, se n?o existe o cozinhar eu inventaria. Melhor ainda ? depois do prato pronto, receber os aplausos... ? uma alegria muito grande", revela.

Saiba como fazer uma quiche de atum

Voc? vai precisar de:

Massa

  • 2 gemas;
  • 2 x?caras de ch? de farinha de trigo;
  • 1/2 colher de ch? de sal;
  • 5 colheres de sopa de manteiga;
  • 3 colheres de creme de leite
  • Recheio

  • 3 gemas;
  • 3 claras;
  • 200g de atum;
  • Restante do creme de leite utilizado na massa;
  • 1 copo de requeij?o;
  • Sal a gosto
  • 3 cebolas picadas
  • Modo de fazer:

    Massa

    Em uma vasilha grande grande, peneire a farinha de trigo e o sal. Fa?a uma cova dentro da farinha e adicione os demais ingredientes. Com a ponta dos dedos trabalhe a massa do centro para as bordas, at? que a farinha esteja incorporada e a massa n?o grude nas m?os. Espalhe a massa numa f?rma com fundo remov?vel.

    Recheio

    Coloque no liquidificador o creme de leite, o requeij?o, as gemas e o sal. Bata o suficiente para misturar os ingredientes. Bata as claras em neve bem firme e acrescente a mistura inicial ? ela. Mexa bem, adicione o atum e a cebola. Mexa mais e coloque o recheio por cima da massa. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

    O segredo da receita: Bata as claras em neve bem firmes - para garantir a textura leve - e n?o triture o atum e a cebola no liquidificador para manter o sabor desses ingredientes inalterado.


    Acesse as receitas do S? Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    *Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF