Consumo consciente no Dia das Crianças

Por

Consumo consciente no Dia das Crian?as
 Carolina Lopes 12/09/2014

Consumo consciente no Dia das Crianças

Como é de costume, as crianças esperam receber presentes no próximo mês e muitos pais vão às compras. Como toda data comemorativa, é uma boa hora para reflexão e conscientização do consumo. A recomendação é incluir a criança no processo da compra, discutindo junto com ela quanto gastar e o que comprar.

Antes de sair de ir às compras, planeje os gastos, estipule um limite de quanto gastar e não saia dele. Negocie descontos para pagamentos à vista, não tenha vergonha de pechinchar. Mas, se decidir comprar a prazo, avalie se as prestações cabem no orçamento e preste atenção nos juros. Muitas vezes o preço final dá para comprar mais de um presente.

Compare preços sempre, mesmo que já esteja habituado a comprar em uma determinada loja. E se a opção for comprar roupas, pense por quanto tempo a criança irá usar aquela peça, vale a pena pagar um preço alto?

É difícil dizer não para os filhos, principalmente em datas especiais. Mas já que em muitos casos presentear se tornou necessário, então porque não aproveitar a oportunidade de educá-los para boas práticas, refletindo com eles se o presente desejado é mesmo tão necessário.

O melhor presente do mundo não precisa ser caro e nem estar sendo anunciado em comerciais. Se optar por brinquedos, tente pensar em atividades que proporcionam um clima favorável à fluidez de sentimentos, comportamentos e valores, como amor, afeto, carinho e respeito. Ou seja, alguns dos prazeres da vida que quanto mais "gastamos", mais se multiplicam. Pode ser que a atual geração de crianças esteja tão acostumada a jogos eletrônicos e computadores que não ache muita graça em outras sugestões. Mas vale a tentativa!

Evite o desperdício e a acumulação desnecessária. Combine com seu filho de ele doar a uma criança carente um item que não usa mais, seja roupa, calçado, brinquedo ou jogo a cada novo que ganhar. E, claro, não tente economizar comprando produtos pirateados ou contrabandeados, é nos pequenos gestos que construímos uma sociedade mais justa e ética.


Carolina Lopes é Mestranda em Economia Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis e do Curso Técnico em Administração na Fundação Educacional Machado Sobrinho. Atua como Consultora Empresarial realizando projetos de Assessoria Financeira; Avaliação de Empresas; Implantação de Controles Financeiros Básico; Planejamento Financeiro; Plano de Negócios; Projetos de Financiamento; Reestruturação Financeira e Viabilidade de Negócio. Ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para gestão de negócios.