Quem não quer participar do amigo oculto deve negar o convite com elegância  

A escolha entre entrar ou não no sorteio deve ocorrer por meio da vontade de cada um, caso haja ou não afinidade entre as pessoas que estão participando

Da redação
Presente

Final de ano é época de celebrar, entre familiares,  amigos e colegas de trabalho, o Natal e o ano que se inicia. Da festa faz parte a tradicional troca de presentes. Uma forma de fazer com que todos sejam presenteados é a realização do amigo oculto, que pode ser uma excelente oportunidade de aproximar pessoas.

O amigo oculto apresenta variações, que vão desde a forma tradicional até o conhecido inimigo oculto, que consiste na troca de presentes engraçados ou debochados. Há, também, brincadeiras que incluem, além dos sorteios, adivinhações, recados e até troca de presentes temáticos.

Contudo, há quem opte por ficar de fora da brincadeira. Alguns alegam não gostar, devido ao risco de ganhar ou oferecer um presente que não agrade. Outros temem sortear nome ou ser sorteado por quem não tem muita afinidade. Diante disso, a instrutora de etiqueta Renata Garcia de Souza afirma que ninguém deve se sentir na obrigação de participar de amigo oculto em qualquer tipo de ambiente.

"A escolha entre entrar ou não no sorteio deve ocorrer por meio da vontade de cada um, caso haja ou não afinidade entre as pessoas que estão participando. Mas o ato de negar deve ser feito de forma delicada e elegante, considerando a sinceridade, desde que esta não magoe ou ofenda." Mesmo com a dica dada pela especialista, é comum que algumas pessoas questionem "mas como declinar de um convite para participar de um amigo oculto sem parecer antipático ou antissocial?".

"Umas das explicações para a negativa pode considerar o fato de não conhecer os gostos de quem está participando", afirma Renata. Além disso, é possível dizer que já há compromissos na data escolhida para a entrega dos presentes ou até mesmo que o orçamento já está comprometido, não permitindo mais gastos.

Tempo para escolher

Se mesmo diante de negar a participação, não for possível deixar de fazer parte do amigo oculto, a dica é dedicar algum tempo à escolha do presente. "Tente sondar alguns conhecidos, a fim de descobrir do que a pessoa gosta. Além disso, dedique-se à compra, não levando o primeiro produto que encontrar pela frente." Uma boa ideia é passar a lista de sugestões. "Assim é possível sair da impessoalidade de dar, por exemplo, um vale-presente. Nada mais sem graça do que isso."

A instrutora lembra que existem presentes impessoais que costumam agradar a maioria das pessoas. "Mulheres costumam gostar de bijuterias e produtos de beleza, como hidratantes e sabonetes. Para os homens, são bem-vindas camisetas e meias. Mas é importante que as pessoas estejam atentas às características de cada um, a fim de não errar na hora da escolha, que engloba não só o produto, com o preço, que deve ser adequado ao valor que, geralmente, é estipulado pelo organizador."