Balc?o de Energia
Empres?rios que n?o atingiram meta v?o poder ?comprar? energia

Fl?via Machado
09/08/01

Foi lan?ado recentemente o Servi?o de Bolsa de Energia da Ind?stria Juizforana, uma esp?cie de Balc?o Cemig na cidade. Trata-se de uma iniciativa do Centro Industrial e do Conselho Regional de Desenvolvimento da Zona da Mata que vai detectar e disponibilizar a oferta e a procura de energia entre as empresas locais.

Na pr?tica, quem tem energia sobrando vende para quem precisa, ou seja, a empresa que tiver um consumo abaixo da meta estabelecida pela concession?ria poder? ceder o direito de meta da energia excedente para outra empresa.

Por exemplo, quem tem uma meta de 1000 KWh/m?s e consome somente 500 KWh/m?s pode vender o que sobra. Da mesma forma, quem necessita de mais energia e n?o pode ultrapassar a meta ter? a possibilidade de comprar.

Outro detalhe ? que se a empresa que comprou energia el?trica n?o utilizar o total adquirido naquele m?s vai poder jogar este excedente para o pr?ximo m?s.

O pre?o m?dio de 1000 Kwh/m?s ? de cerca de R$ 280. Qualquer empresa interessada pode procurar o Balc?o de Energia, sendo que a taxa m?nima, para compra ou venda, ? de 200 Kwh/m?s.

O Centro Industrial est? realizando o cadastramento das empresas pelo telefone: 3215-4333.

Todo o processo das negocia?es tem a supervis?o da Cemig.