Extrato de concessão da BR-040 é publicado no Diário Oficial da União

Por

Extrato de concess?o da BR-040 ? publicado no Di?rio Oficial da Uni?o
Sexta-feira, 21 de março de 2014, atualizada às 15h16

Extrato de concessão da BR-040 é publicado no Diário Oficial da União

Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 21 de março, o extrato de contrato para a concessão de 936,8 quilômetros da BR-040, ligando Brasília a Juiz de Fora (MG), passando por Belo Horizonte. Com isso, fica oficializado o contrato assinado no último dia 12, em solenidade no Palácio do Planalto. A concessão terá prazo de 30 anos.

A licitação, realizada em 27 de dezembro de 2013, foi vencida pela empresa Invepar, com uma proposta de tarifa em R$ 3,22 para cada 100 quilômetros (km), um deságio de 61,13% sobre o preço máximo fixado pelo governo. A empresa terá de duplicar 557 km nos primeiros cinco anos, além de investir na recuperação, manutenção e conservação do trecho concedido e de prestar diversos tipos de serviços aos usuários.

A BR-040 liga Brasília ao Rio de Janeiro, passando por Belo Horizonte e Juiz de Fora. Outro trecho, de 180 quilômetros, entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora, já está concedido à Concer desde 1996. Com a nova concessão, toda a extensão da rodovia será administrada pela iniciativa privada.

Além das duplicações previstas, a empresa deverá investir na recuperação, manutenção e conservação das rodovias em todo o trecho concedido, além de oferecer diversos serviços aos usuários e implantar terceiras faixas em pista duplicada quando o volume de tráfego exigir.

Com informações da Agência Brasil