Alimenta??o vegetariana atrai cada vez mais adeptos Vegetarianos defendem o respeito pelos animais e garantem
que o estilo de vida ? mais saud?vel

Daniele Gruppi
Rep?rter
16/02/2009

H? oito anos, o analista de sistemas Thiago Andrade n?o coloca um bife na boca. "N?o me sentia bem comendo carne. Ficava pensava no sofrimento dos animais e cheguei ? conclus?o de que n?o valia a pena me alimentar do sofrimento deles."

Primeiro, Andrade parou de ingerir carne vermelha. Com o tempo, parou tamb?m de comer a branca, e planeja fazer a dieta vegana, ou seja, parar de comer qualquer alimento de origem animal. "A cada passo que dou, sinto meu organismo mais limpo e a minha consci?ncia mais leve."

Quando sai com os amigos para uma confraterniza??o, a sua op??o ? por comer em casa antes de ir para o encontro. Para ele, ? complicado se alimentar em restaurantes, porque a culin?ria brasileira costuma misturar peda?os de carne nos pratos, al?m de utilizar caldos de carnes como tempero.

Esse problema tamb?m ? enfrentado pela professora Carla Cristina Delgado Lacerda. Ela se tornou vegetariana h? quatro anos e conta que quando tomou a decis?o de mudar o h?bito alimentar enfrentou piadinhas dos colegas.

A professora afirma que sempre teve uma liga??o muito forte com os animais e que, para ela, era incoerente continuar comendo carne. Assim como Thiago, ela pretende, um dia, se tornar uma vegana. "? preciso se preparar para esta mudan?a", afirma.

Ela sempre procura informa?es sobre vegetarianismo na internet e costuma ler composi?es de alimentos industrializados. "H? alimentos que se voc? n?o procura se informar, n?o fica sabendo que ? produzido com subst?ncias de origem animal, como a gelatina, que ? feita do tutano do boi."

Para eles, defensores do vegetarianismo, n?o comer carne ? muito mais do que uma mudan?a no h?bito de vida. Al?m de ser mais saud?vel, prevenindo v?rias doen?as, como as coronarianas, ? tamb?m uma quest?o ?tica, pois existe a preocupa??o com a matan?a dos animais e, ainda, ambiental, j? que a pecu?ria tem a??o impactante sobre o meio ambiente. "Um dos fatores que mais provoca o desmatamento da Amaz?nia ? a cria??o de pasto. O desmatamento causa polui??o e aquecimento global", ressalta Carla.

salada salada salada

As refer?ncias vegetarianas e a vida sem carne crescem cada vez mais. No site de relacionamento mais frequentado no Brasil, fazem sucesso comunidades como Vegetariano (23.140 membros), Todos os animais merecem o c?u (1.158) e Vegetarianismo - Um mundo melhor (1.206). Em Juiz de Fora, h? anos s? havia um restaurante vegetariano. A cidade, hoje, conta com quatro.

Vegetarianos lutam pelo respeito aos animais

Em 2008, Carla fundou um grupo de discuss?o, do qual Andrade tamb?m faz parte, com o objetivo de divulgar o vegetarianismo. Ela conta que na primeira reuni?o do grupo conseguiu reunir oito pessoas. "Mesmo n?o sendo um n?mero expressivo, n?o me intimidei. Parti do princ?pio da antrop?loga Margaret Mead, de que as grandes mudan?as no mundo come?am com poucas pessoas." Menos de um ano ap?s a primeira reuni?o, j? s?o 20 participantes no grupo.

Al?m dos encontros mensais, o grupo promove eventos. Eles comemoram o fato de terem impedido a realiza??o da Copa do La?o de Bezerro no final do ano passado. "Esse tipo de competi??o provoca o sofrimento dos animais, que podem at? quebrar o pesco?o. Entramos com uma a??o p?blica para impedir a sua realiza??o e conseguimos. Foi uma conquista, mas sofremos muita retalia??o." Atualmente, o grupo colhe assinaturas para entrar com uma peti??o na C?mara Municipal de Juiz de Fora contra a realiza??o de rodeios na cidade.

Tipos de vegetarianos

O vegetarianismo ? o h?bito alimentar de n?o comer carne, por?m algumas pessoas adotam h?bitos vegetarianos de formas menos restritas.

  • Ovolactovegetariano: evita todos os tipos de carne animal, mas inclui ovos e latic?nios nas refei?es.
  • Lactovegetariano: n?o consome nenhum tipo de carne, mas inclui leite e derivados do leite (latic?nios) na dieta.
  • Ovovegetariano: n?o consome nenhum tipo de carne, nem leite e e derivados, mas inclui ovos na dieta.
  • Vegano: exclui de sua alimenta??o todos os produtos de origem animal.
Mitos e verdades sobre alimenta??o vegetariana

Marcos Vidal Martins A alimenta??o vegetariana gera muitas d?vidas sobre sua nutri??o. H? a preocupa??o devido ? falta de prote?na e ferro. No entanto, o nutricionista Marcos Vidal Martins defende que estes nutrientes podem ser encontrados em outros alimentos. Ele se tornou vegetariano ap?s assistir o document?rio A carne ? fraca, do instituto Nina Rosa.

"A cota di?ria m?dia de ingest?o de prote?na ? de 10% do valor cal?rico da alimenta??o. Isso conseguimos atingir ingerindo cereais e leguminosas, como arroz e feij?o, combina??o t?pica da mesa dos brasileiros."

Com rela??o ao ferro, Martins explica que existem duas formas do nutriente, a heme e a n?o-heme. "Na carne, as duas formas s?o encontradas. Nos vegetais, s? h? a n?o-heme. ? preciso um fator para ajudar a absor??o, que ? a vitamina C, encontrada nas frutas. Vegetarianos comem muita fruta."

Ele afirma que as mil miligramas di?rias de c?lcio necess?rias ao organismo s?o ingeridas pelos vegetarianos atrav?s do consumo de vegetais verde-escuros e br?colis. "Dessa forma, podem-se excluir da alimenta??o o leite e seus derivados."

J? o zinco e o sel?nio s?o obtidos atrav?s da ingest?o de castanhas, nozes, pistache, dentre outras frutas oleoginosas."S? precisamos de uma por??o di?ria desses nutrientes." Para obter a quantidade de ?mega 3 ideal, o vegetariano deve ingerir de duas a tr?s colheres de sopa de linha?as trituradas por dia.

O ?nico nutriente que n?o ? encontrado em outros alimentos que n?o sejam os de origem animal ? a vitamina B 12. "Para quem ? vegano h? a necessidade da suplementa??o. A vitamina est? presente em v?rios processos metab?licos e a falta dela provoca defici?ncia neurol?gica."

Para Martins, se o vegetariano incluir nas refei?es frutas, alimentos integrais, azeite de oliva extra-virgem e ?leo de girassol, ele n?o ter? problemas de sa?de. "A dieta vegetariana ? ben?fica para o funcionamento do intestino e para a preven??o de doen?as. Ela traz uma leveza f?sica e tamb?m mental."

* Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes