Produção de leite fica prejudicada com as chuvas. Calor intenso também preocupa

Por

Quarta-feira, dia 13 de janeiro de 2009, ?s 14 h

Produ??o de leite fica prejudicada com as chuvas. Calor intenso tamb?m preocupa

Daniele Gruppi
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

A produ??o do leite da Zona da Mata ficou comprometida devido ?s chuvas intensas e constantes que atingiram a regi?o. As estradas ficaram interditadas, dificultando o escoamento da safra.

Al?m dos efeitos sobre as estradas, o excesso de chuva deixou ?reas de pastagens alagadas. Segundo o coordenador do Pr?-Leite, Carlos Renato Forattini Schmitd, o animal deixa de ir ao pasto, o que prejudica a produ??o das vacas. "A ingest?o de alimentos diminui e, consequentemente, o leite."

Renato conta que alguns caminh?es n?o conseguiram chegar ao destino e produtores enfrentaram problemas com a falta de energia el?trica, fator que influencia na qualidade do leite. "Para se ter uma ideia, uma fazenda em Igrejinha produzia 1.200 litros por dia e caiu para 800. Com a tr?gua da chuva, est? come?ando a voltar ao normal. A produ??o subiu para 1.050."

O calor tamb?m preocupa os produtores. Na ?ltima ter?a, 13 de janeiro, os term?metros marcaram 31 graus em Juiz de Fora. Foi o registro do dia mais quente desde o in?cio do ver?o. "Em situa?es de muito calor os animais tamb?m deixam de se alimentar, prejudicando a produ??o."

O pre?o do leite para o produtor ?, em m?dia, R$ 0,65 e sai para o consumidor por R$ 1,40. Renato garante que os reflexos da queda de produ??o n?o ser?o sentidos pelos juizforanos. A produ??o de leite de nove cooperativas de janeiro a dezembro de 2008 foi 8.543.897 litros.