Segunda-feira, 13 de janeiro de 2020, atualizada às 8h44

Procon divulga pesquisa sobre material escolar

Da redação

Cinco papelarias de Juiz de Fora foram pesquisadas pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF), que divulgou levantamento de preços para auxiliar os pais ou responsáveis nas compras do material escolar das crianças. Foram comparados 112 produtos de papelaria, sendo a régua de 30 centímetros o item de maior variação: 205,26%. A menor variação ficou com o caderno universitário espiral de capa dura do Batman, com 96 folhas.

Segundo o gerente de atendimento do Procon/JF, Oscar Furtado, " a pesquisa é realizada anualmente, a fim de orientação, até porque não existe tabelamento dos preços praticados pelas lojas. Essa é uma informação para que o consumidor tenha uma indicação de onde ir na hora das compras. Ainda assim, os preços podem sofrer alterações, devido ao tempo decorrido da pesquisa, ou ainda após a compra de novos lotes de produtos. Caso o fornecedor altere os preços, ele não estará cometendo infração, desde que haja justificativa".

A solicitação dos preços foi feita às papelarias do centro da cidade, entre os dias 2 e 8 deste mês. Participaram da pesquisa as lojas que manifestaram interesse. O critério de escolha dos produtos foi com base na procura dos materiais em anos anteriores.

Informações e orientações sobre o trabalho realizado pelo Procon podem ser solicitadas pelos telefones 3690-7610 e 3690-7611, ou na sede da agência, na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

ACESSA.com - Procon divulga pesquisa sobre material escolar