Carambola

Por

Carambola Com sabor agridoce e cor variando do verde ao amarelo, dependendo da matura??o, a fruta ? rica em sais minerais e vitaminas

Renata Solano
Colabora??o*
06/09/2007
Receitas com carambola:

A carambola tamb?m ? conhecida como fruta estrela por causa dos seus gomos. Quando cortada tem aspecto de estrela.

A caramboleira ? uma ?rvore ornamental de pequeno porte. Apresenta flores brancas e p?rpuras. ? usada como planta de arboriza??o de jardins e quintais. De acordo com a propriet?ria de uma granja na cidade, Nilena Cristina de Aguiar Rodrigues Veiga a ?rvore s? come?a a produzir frutas depois de cinco anos.

Rica em sais minerais como c?lcio, f?sforo e ferro e contendo vitaminas A , C e do complexo B, a carambola ? considerada uma fruta que serve para combater a febre.

O suco da carambola tem delicioso sabor e ainda pode ser usado para tirar manchas de ferro, de tintas e para limpar metais. E, segundo Nilena, "por conter um determinado ?cido, a fruta n?o ? indicada para pessoas que t?m problemas nos rins".

Apesar de ser vendida em feiras e mercados, a fruta n?o ? cultivada em escala, sendo produzida apenas em s?tios, quintais, granjas e pomares de fazendas, considerada, portanto, uma fruta de quintal. Deve ser cultivada em locais quentes e ?midos.

Coma carambola

Essa fruta pode ser consumida ao natural ou usada para fazer doces, sucos, gel?ia, salada de frutas e no preparo de caldas. As flores e os frutos verdes s?o utilizados nas saladas.

Quando cortada em fatias, a fruta se transforma num lindo enfeite natural usado em restaurantes na decora??o de drinks.

De acordo com a feirante Olinda de Almeida Gomes, (ver no v?deo), a carambola ? uma fruta muito barata, que pode ser comprada por R$ 3,90** o quilo. Mas ela acrescenta que nos meses dezembro e janeiro a fruta ? vendida muito mais cara, podendo chegar at? R$ 12** o quilo. "O sabor tamb?m ? diferente, a fruta fica mais azedinha", afirma.


*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF


**Pre?os fornecidos em setembro de 2007, sujeitos a altera?es


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.