Quarta-feira, 25 de julho de 2018, atualizada às 14h38

Eclipse lunar mais longo poderá ser visto nesta sexta-feira

Da redação

Nesta sexta-feira, 27 de julho, a partir das 16h30, começa o eclipse lunar mais longo do século 21. Em toda a parte leste do país, a Lua já vai nascer na fase total do eclipse. Na parte oeste, o eclipse será visto somente como parcial.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, "o eclipse total termina às 18h13, no horário de Brasília. Então, para ver a Lua ainda no eclipse total, é preciso buscar um local para ver o céu perto do horizonte a leste. A partir das 18h13, a Lua começa a sair da sombra mais escura (umbra), o que marca o início do eclipse parcial, que vai até às 19h19. Neste instante, a Lua começa a entrar na sombra mais clara (penumbra), e isso marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29".

Mas por que esse será o eclipse com maior duração do século?

"É tudo uma questão de geometria. Neste eclipse, a Lua vai passar bem no centro da sombra da Terra, e o eclipse total terá duração de 104 minutos. Esse tempo pode ser inversamente bem pequeno como, por exemplo, o eclipse que aconteceu em julho de 2015 e que teve duração de 12 minutos”, explica a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional.

Ela ressalta a visibilidade dos planetas no céu de julho, principalmente Marte, que está em máxima brilhância e ficará bem próximo da Lua no dia do eclipse. “Vários planetas estão visíveis a olho nu no céu: Vênus está visível a oeste após o pôr do Sol; Júpiter já está alto no céu quando o Sol se põe; Saturno está visível também no início da noite a leste; e Marte, que está em máxima brilhância, está visível a leste logo no início da noite.”

A pesquisadora também lembra o próximo eclipse total da Lua. “Na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019, o Brasil inteiro verá o eclipse total da Lua do início ao fim”, diz.

ACESSA.com - Eclipse lunar mais longo poder? ser visto nesta sexta-feira