Ter?a-feira, 26 de fevereiro de 2008, atualizada ?s 13h

Apresenta??o de trabalhos do curso de capacita??o para gestores, que discutem melhorias das pol?ticas p?blicas na economia popular solid?ria



Renata Solano
*Colabora??o

Com o intuito de prever pol?ticas p?blicas no ?mbito da economia popular solid?ria e de fomentar e fortalecer a esta economia na Zona da Mata Mineira, atrav?s da promo??o de um ambiente favor?vel ?s pol?ticas de gera??o de trabalho e renda, est? sendo organizado um curso de capacita??o de gestores p?blicos.

Baseado nesses princ?pios, o encontro teve in?cio no final de 2007 e foi dividido em quatro m?dulos de realiza??o do projeto. Durante os m?dulos anteriores foram desenvolvidas atividades conceituais e trabalhos de campo supervisionados, com a identifica??o de empreendimentos econ?micos solid?rios.

No terceiro m?dulo, teve in?cio a elabora??o dos trabalhos de conclus?o de curso e o m?dulo final vai acontecer em Juiz de Fora, entre ter?a-feira, 26 de fevereiro, e quarta-feira, 27. "No encontro s?o discutidas formas de fazer com que as pol?ticas e os sistemas funcionem de maneira mais eficiente e eficaz", comenta o diretor regional da Sedese, Marcos Kopschitz.

O quarto m?dulo, que acontece no Semin?rio Santo Ant?nio (Avenida Bar?o do Rio Branco, 4.516) vai ser composto pela apresenta??o dos trabalhos de conclus?o de curso, divididos em diferentes temas:

  • Economia Solid?ria
  • A??o P?blica e Desenvolvimento Local
  • Gest?o dos Empreendimentos
  • Estrat?gias de Mobiliza??o
  • Apoio e Incentivos aos Empreendimentos
  • Constru??o de Redes e Complexos Cooperativos e Centrais de Comercializa??o

Cerca de 30 munic?pios da regi?o participam do projeto, que tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese) e, segundo Kopschitz, o objetivo do encontro ? verificar formas de facilitar o contato dos dois p?los do mercado de trabalho.

Para finalizar as apresenta?es, vai ser realizada uma mesa de debates sobre experi?ncias de pol?ticas p?blicas das prefeituras de Belo Horizonte e Santos Dumont, da Secretaria Nacional de Economia Solid?ria (Senaes) e da Sedese.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF