F?rlei Soares Sempre trabalhou em gr?fica e atualmente ? um dos donos de uma das mais bem sucedidas da cidade e conta como alcan?ou o sucesso


Renata Solano
*Colabora??o
02/05/2008

Tudo come?ou quando F?rlei Soares via seu pai indo para o trabalho. Numa gr?fica familiar com poucos funcion?rios, o menino, com 14 anos de idade, fazia servi?os gerais no escrit?rio e ocupava o cargo de or?amentista. Na ?poca, deixou um pouco os estudos de lado, mas se formou em um curso t?cnico em contabilidade.

A empresa foi crescendo e seu pai investiu o dinheiro na compra de uma nova gr?fica. Isso foi em 1994, quando seus irm?os come?aram a se interessar pelo ramo. "Na sociedade temos quatro pessoas, n?s somos irm?os e temos cotas iguais da gr?fica. Mas foi com a entrada dos meus irm?os no ramo que voltei a investir em meus estudos e procurei correr atr?s do tempo perdido", comenta.

Soares ? formado em marketing e junto com o irm?o F?bio, ? o diretor comercial da empresa. Farlei ? o diretor de produ??o e Fab?ola diretora administrativa. "Meu pai n?o est? na sociedade no papel, mas ele ? imprescind?vel para o nosso neg?cio, ele que ajuda a gente sempre. Nossos investimentos s?o sempre muito bem estudados e pensados. N?o queremos gastar dinheiro e perder nada no mercado", diz. foto de m?quina de impress?o com F?rlei, o pai e os irm?os

Soares lembra que o neg?cio, h? 15 anos, era bem diferente de atualmente. "A tecnologia nesse campo desenvolve muito r?pido e n?s precisamos acompanhar o mercado econ?mico da cidade, que cresceu muito e ainda cresce a cada dia. ? muito bom ver que tivemos conhecimento e capacidade para tornar a empresa familiar em uma empresa familiar comercial e competitiva", comemora.

Ele comenta que para quem est? de fora parece muito simples o trabalho. "N?o ? simplesmente voc? receber um arquivo, gerar um fotolito, gravar uma chapa e imprimir. Cada trabalho diferente do outro e deve receber toda aten??o, pois os problemas surgem diariamente e de diversas formas.

Outros campos...

F?rlei comenta que vira e mexe ele pensa em mudar de campo para adquirir novas experi?ncias e novos conhecimentos, mas conta que as brincadeiras com os irm?os sobre largar a empresa sempre terminam com a mesma conclus?o: gr?fica est? no sangue.

Soares comenta que trabalha em m?dia 12 horas por dia, mas que vale a pena quando v? o servi?o finalizado com qualidade. "Cada servi?o que chega at? a gente ? uma faculdade. N?s sempre buscamos solu?es optimizadas para terminar um trabalho. O nosso diferencial ? o respeito e o conhecimento. Sempre queremos atender o cliente com um diferencial e sempre buscamos aprender novas t?cnicas com cada servi?o", confessa.

F?rlei comenta que por mais que conhe?a muito sobre seu trabalho a cada dia aprende alguma coisa nova sobre o ramo de gr?fica. "Por isso nunca paramos de estudar e de investir e, talvez seja por conta dessa rela??o de conhecimento e vontade de melhorar que estamos crescendo a cada dia. Inclusive nossa empresa mudou de sede e est? sempre inserida no padr?o de qualidade que o mercado exige, seja com bons profissionais ou mesmo com a aquisi??o de novos equipamentos", revela o empres?rio.

Ele comenta, tamb?m que o desenvolvimento da publicidade faz com que o mercado que ele atua fique ainda mais movimentado. "Quando tudo funciona dentro do esquema fica excelente, se a empresa X d? certo, ela vai investir mais em propagandas e, dessa forma, as gr?ficas ficam com maior volume de trabalho. Hoje, o mercado est? muito forte porque qualquer empresa desenvolve um jornal informativo ou uma revista", afirma.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social na UFJF