Atendimento diferenciado ? garantia de sucesso S?rgio de Almeida Alves assumiu neg?cio da fam?lia e comanda com a esposa Maria Cristina Resende Alves um dos bares mais antigos do Brasil


Daniele Gruppi
Rep?rter
09/07/2008

Os empres?rios S?rgio de Almeida Alves e a esposa Maria Cristina Resende Alves (foto ao lado) trabalham duro para garantir o sucesso do bar que ? hoje um dos mais antigos do Brasil, sem nunca ter mudado de endere?o, com mesmo nome e sem ter interrompido as atividades.

Criado em 1929 por um imigrante italiano chamado de Orestes Mandia, o bar era parada dos viajantes que iam de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro (antiga estrada Uni?o Ind?stria). L? encontravam sandu?che de pernil, coalhadas frescas, biscoitos fritos e as tradicionais m?dias de caf? com leite e p?o com manteiga.

Em 1955, um casal de portugueses, tamb?m imigrantes, Ant?nio e Albertina Alves, adquiriu o estabelecimento, que, atualmente, ? administrado pela segunda gera??o da fam?lia. O neg?cio passou para as m?os do filho S?rgio em 1990.

Cristina conta que foram necess?rias algumas mudan?as quando assumiu junto com o marido o bar. A primeira foi no hor?rio de abertura da casa. "No in?cio, o hor?rio de funcionamento era de 04h ?s 21h. Na ?poca, entretanto, a regi?o era movimentada. Abrigava a 4? Regi?o Militar, com 400 contingentes, que depois deu lugar ? 4? Brigada de Infantaria, com apenas 80 oficiais. A Rede Ferrovi?ria foi privatizada e a uma empresa pr?xima ao bar fechou as portas. Os profissionais eram o p?blico do bar. Passamos a abrir de segunda a sexta, ?s 16h30 e s?bado e domingo, ?s 12h".

foto da antiga fachada foto da antiga fachada

Ela conta que foram feitas reformas f?sicas e aperfei?oamentos no card?pio. Quando Cristina e S?rgio come?aram a administrar o bar, eram os dois e uma funcion?ria. Agora, s?o 18. Para Cristina, o segredo para o empreendimento prosperar ? a busca constante por inova?es, a criatividade, qualidade no atendimento e sabedoria para administrar os trabalhadores.

"Preocupamos com a especializa??o dos funcion?rios, que possuem capacita??o na ?rea de cozinha e manipula??o de alimentos, seguran?a alimentar e excel?ncia em atendimento. Hoje, contamos tamb?m com um suporte de uma empresa que presta consultoria em seguran?a alimentar e temos uma nutricionista no nosso quadro de funcion?rios".

foto da atual fachada foto da atual fachada

Desde 2001, o estabelecimento participa de festivais gastron?micos, lan?ando novos pratos que acabam sendo incorporados ao card?pio da casa. "Considero esses eventos importantes para a divulga??o da culin?ria mineira, da casa e tamb?m para movimentar a cidade".

Em 2004, foram premiados por um festival sendo considerados o boteco nota dez. "Um outro estabelecimento saiu vencedor pelo voto do p?blico e n?s pelo da comiss?o julgadora. O diferencial que contou para conquistarmos o t?tulo foi o atendimento", explica. O bar tamb?m conquistou pr?mio nacional pela qualidade em servir cerveja.

foto de um prato da casa foto de um prato da casa

A empres?ria conta que no card?pio da casa s?o mais de 180 variedades em comida. Sempre com nomes diferentes, como mineirinho come quieto, jab? de jagun?o, jequitinhonha, dentre outros. Ela j? anuncia novidade para ser apreciada em setembro: o bumba-meu-boi. Tamb?m oferecem uma carta de cacha?a com mais de 200 op?es para venda e cole??o de mais de dois mil t?tulos. Inovando ainda mais o card?pio, passaram a oferecer este ano sobremesas e coquet?is.

Para retribuir o carinho de clientes que s?o fi?is ? casa, todo ano os empres?rios organizam uma confraterniza??o convidando os fregueses para passar o dia no bar. Fazemos dos nossos clientes grandes amigos".

foto de um prato da casa foto de um prato da casa

A casa vai inaugurar em breve um espa?o gourmet no segundo piso. Cristina afirma que, no total, j? foram realizadas oito reformas na estrutura f?sica para proporcionar mais conforto aos clientes. Ela ressalta ainda a import?ncia de fazer novos cursos para aprimoramento na arte de servir. Em 2009, o bar vai comemorar 80 anos de exist?ncia.