Instituições filantrópicas arrecadam doações de brinquedos

Faltando uma semana para o Dia das Crianças, organizações fazem campanha para garantir as festas com os assistidos

Angeliza Lopes
Repórter
3/10/2015
brinquedos

Toda criança gosta de ganhar presentes, principalmente no dia dedicado a elas, comemorado em 12 de outubro. Para transformar esta data ainda mais especial, também para os 'pequenos' que não podem compartilhar as brincadeiras nas escolas ou em casa, que instituições filantrópicas estão recebendo doações para garantir o Dia das Crianças para seus assistidos. Além dos brinquedos, alguns institutos, fundações e grupos independentes também aceitam salgados, refrigerante, bolo e cachorro quente para a realização da festa de confraternização. Independente da quantidade, todos estão de corações abertos para retribuir as doações com sorrisos de muitas crianças especiais.

Fundação Ricardo Moisés

A Fundação Ricardo Moisés já tem data para a festa de Dia das Crianças da instituição. A organizadora de eventos Marinea Vieira conta que o evento será no dia 6 de outubro, das 10h às 13h. A fundação faz campanha de arrecadação de brinquedos novos para os irmãos dos assistidos, que também participam da festa. "As crianças assistidas já ganham de seus padrinhos, por isso pedimos para os outros pequenos". São esperadas cerca de 200 crianças para o dia.

A data terá como temática personagens da Disney, com apresentação do Mickey e da Minnei, do grupo Personagens. Além deles, os organizadores vão distribuir bolo, salgados e refrigerante, com a assistência dos recreadores do Aventura Recreadores.

A instituição assiste 121 crianças com câncer e atende 400 que fazem o controle da doença. Os interessados em doar, devem ir até o local, que fica na rua Francisco Vaz de Magalhães 12, no bairro Cascatinha, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e ou entrar em contato pelo telefone (32) 3229-0002.

Instituto Bruno

O Instituto Bruno atende 82 pessoas surdocegas e com paralisias múltiplas, desde bebês até a idade adulta. E, para elas que a instituição fará uma festa especial do Dia das Crianças, no dia 27 de outubro, das 17h às 21h, na Fest Brinq.

Maria José de Almeida Oliveira, que é uma das organizadoras da festa, conta que estão sendo arrecadados presentes para crianças de até 12 anos, com a observação de evitar objetos pontiagudos com partes cortantes, devido a limitação de visão e motora dos assistidos. "Estamos preparado programação com palhaços, brincadeira e uma apresentação de música em libras com as crianças."

Os interessados em doar, a instituição também aceita salgados e refrigerante para o dia. O instituto funciona na avenida Vereador Laudelino Schettino, Nº 100. Democrata. O telefone de contato é (32) 2102-4300.

Instituto Vitória

No Instituto Vitória a festa será no dia 8 de outubro. A entidade atende cerca de 75 crianças. Além de brinquedos para várias idades, o instituto precisa de material para o cachorro quente, bolo e refrigerante que será servido no dia da comemoração. A coordenadora Marlene Ferreira Furtado conta que neste ano a comemoração será menor, apenas com uma pequena confraternização com as crianças do instituto. "Mas não podemos deixar de fazer. Eles ficam muito animados e adoram." Os interessados podem fazer as doações ligando para o telefone (32) 3221-8514, ou na rua Bernardo Mascarenhas 1780, no bairro Fábrica.

Médicos do Barulho

Para os Médicos do Barulho, o Dias das Crianças é comemorado durante todo o mês de outubro, por isso, o grupo recebe as doações até o dia 17. Quem quiser doar basta ligar para o telefone (32) 9158-2341, ou pelo WhatsApp. No total, as crianças de cinco hospitais receberão os Médicos do Barulho, são eles: Ascomcer, Hospital Universitário (HU), Hospital de Pronto Socorro (HPS), Santa Casa e Hospital Oncológico. "Se atingirmos 300 brinquedos, como carrinhos e bonecas, será ótimo. As crianças se surpreendem com os brinquedos e ficam com brilho nos olhos", declara Amaury Mendes, presidente da associação.

Além da distribuição dos brinquedos, o grupo promete agitar o ambiente com as habituais performances artísticas, proporcionando o contato com a arte. A trupe do barulho, formada por mais de 60 voluntários, pretende fazer com que a criançada tenha momentos de diversão, cultura e alegria. Com a entrega dos presentes, a brincadeira poderá continuar mesmo sem a presença dos palhaços e recreadores.

A associação também tem postos para a coleta, que são:

  • Segunda a sexta, das 14h às 16h - avenida Rio Branco, 1962.
  • Segunda a sexta, em horário comercial, rua Olegário Maciel, 1156.
  • Segunda a sexta, em horário comercial, rua José Calil Ahouagi, 712.

Doutores do Amor

Os Doutores do Amor pretendem começar as distribuições na próxima quarta-feira, 7 de outubro, e para que seja possível atender as 16 instituições de Juiz de Fora, entre hospitais, abrigos e clínicas, a coordenadora, Gilmara Delmonte, mais conhecida por Miloca, afirma que o grupo está aceitando além de brinquedos, caixas de bombons e itens para a montagem de kits de higiene, como sabonete, pasta de dente, escova, entre outros.

As lembranças do Dia das Crianças serão entregues a mais de 2 mil crianças, até o dia 15. Gilmara destaca que os preços dos brinquedos estão muitos altos, por isso abriu oportunidade de outras opções. "O importante é presentear todos. Cada instituição define como vamos entregar, sendo que algumas são na hora das visitas, festas, no horário do lanche". Quem quiser doar pode ligar para o número (32) 9967-5832, fazer contato na página do Facebook ou entregar na portaria do prédio na rua Marechal Teodoro, 885, em nome da Miloca.

ACESSA.com - Institui?es filantr?picas arrecadam doa?es de brinquedos