F?bio Acauhi F?bio Acauhi 21/05/2008

Os quatro perfis de vendedor. Onde voc? se encaixa?

Matador

um smile com cara de bravo Todas as t?cnicas de negocia??o deste perfil de vendedor s?o utilizadas, ?nica e exclusivamente para obter o resultado de vender instantaneamente. Na maioria esmagadora das vezes, n?o ? realizada a venda relacional onde n?o ? levada em considera??o a real necessidade do cliente.

Geralmente vendedores com esse perfil realiza apenas uma venda para o cliente. O que mais preocupa ? que o cliente percebe isso na negocia??o e n?o volta a comprar e pior, n?o indica fazendo quest?o de salientar isso para os amigos. O matador imp?e sua vontade em detrimento aos anseios do cliente.

Encantador

um smile comdois olhos de
cora??o, simbolizando encantamento J? o perfil encantador, utiliza como base da sua negocia??o a venda relacional. Na maioria das vezes, seus objetivos em rela??o a metas e venda com maior rentabilidade ficam para segundo plano. Uma vez que este vendedor cr? que o relacionamento ? a chave do sucesso, ele concede descontos desnecess?rios e os utiliza como argumento de venda.

? o vendedor "parafuso de gel?ia", se apertar espana, sempre vai conceder toda sua margem de descontos na negocia??o para agradar. Outro grande problema ? que no encantamento de seu atendimento promete "mundos e fundos" que n?o pode cumprir, indo por ?gua abaixo toda a confian?a depositada nele.

Infantil

um smile assustado Esse ? mais complicado; l? pouco e, como conseq??ncia tem pouco conhecimento t?cnico, n?o estuda, e possui baixo relacionamento com o cliente. ? o famoso "tirador de pedidos", vai vender somente para aqueles clientes que possuem uma real necessidade de compra ou que j? t?m uma id?ia concreta do que precisa na cabe?a.

Assim como todos os demais perfis, se houver uma aplica??o dos estudos concernentes a sua profiss?o ele pode crescer gradativamente, entretanto, se estacionar profissionalmente, conseguir? no m?ximo ser um cumpridor de tarefas e visitas.

Alto desempenho

um smile sorrinho Agora sim, cheguei onde eu queria. O profissional de alto desempenho se preocupa com os resultados de suas vendas partindo de dois eixos, volume e lucratividade. Esse perfil ? forte no relacionamento e na ?tica, conhece bastante pessoas e recebe indica?es, vende utilizando testemunhos de sucesso, meta ? quest?o de honra.

O forte deste perfil ? que a dire??o de sua negocia??o se d? pelo levantamento de necessidades, procurando entender o problema do cliente e nunca se esquecendo de um recurso poderos?ssimo de neuroling??stica, a Descri??o Tripla, que nos ensina a perceber como seu cliente v? seu o produto. Esse sim ? um consultor de neg?cios, compromissado com o cliente e com o resultado da venda como um todo, realmente um contraste com um amador.

Este profissional estuda mat?rias relativas ? sua profiss?o como um pouco de psicologia e neuroling??stica, segmenta seu cliente e est? entre os 6% dos vendedores do Brasil que l?, em m?dia, nove livros por ano.

Lembre-se: "Somos produtos de prateleira. Somente os excelentes n?o escolhidos, os bons e os maus ficam ali".

Tenham um ?timo m?s de aprendizado e de vendas.


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
a vendas com o consultor F?bio Acauhi

F?bio Acauhi ? palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua h? 14 anos na ?rea de ensino com ?nfase em psicologia da aprendizagem