Fábio Acauhi Fábio Acauhi 21/07/2008

Faça da motivação um diferencial para vender mais

Motivação, motivar, dar motivos ou ter motivos para realizar algo. Muitos falam do entusiasmo como forma de manter-se motivado. Há líderes que afirmam ter a fórmula para manter a sua equipe motivada e entusiasmada. Outros dizem ter encontrado o "modelo" para motivar todos da mesma forma. Fica a dúvida no ar, será mesmo que uma pessoa pode motivar outra? Ou você acredita na auto motivação? Será que todos são motivados da mesma forma?

A verdade é que somos pessoas diferentes em muitos aspectos, principalmente porque cada pessoa possui seu sistema de crenças e valores. As pessoas recebem estímulos de uma maneira diferente uma das outras porque não somos iguais.

Outra verdade é que ninguém motiva ninguém! De nada adianta fazer aquela palestra maravilhosa com um excelente conteúdo onde todos saem maravilhados e turbinados se no dia seguinte a realidade de sua empresa os desmotiva.

O que ninguém pode negar é que pessoas positivas tem uma larga vantagem sobre as negativas, não só em se tratando de vendas, mas em todos os aspectos da vida. Por trás de um empreendimento de sucesso há sempre uma motivação clara e eminente como força propulsora que nos leva adiante.

Imagem ilustrativa: ACESSA.com / Laura Martins Ferreira

Vejamos agora alguns toques que vão contribuir para motivar-se e manter-se motivado, são eles:

    Para empresa:
  • Dinheiro motiva sim, mas por um curto espaço de tempo. O dinheiro não deve ser o centro da motivação de ninguém. Por outro lado se o salário não supri com facilidade as necessidades básicas de seus colaboradores não há motivação.
  • Pesquisas revelam que o profissional se motiva mais facilmente e de forma mais duradoura quando depositam confiança nele e quando lhe é atribuída responsabilidades.
  • Crie uma forma de remuneração justa, com premiações por eficiências nas vendas. Mesmo porque ninguém trabalha de graça.
  • Uma gestão descentralizada ajuda o profissional a crescer e se desenvolver. Um dos fatores que mais motiva um profissional é a possibilidade de ser visto e reconhecido pela liderança da empresa.
  • Você, na qualidade de gestor de vendas, se preocupa em descobrir o que motiva seus vendedores? Se sim meus parabéns, se não, deveria. Essa é uma das chaves para o sucesso de equipe de vendas sadia.
  • Evite julgar ou tomar uma atitude contra o seu vendedor simplesmente pelo que você acha, pois na maioria das vezes o que pensamos não determina a verdade.
  • Dai honra a quem tem honra! Elogie publicamente seus vendedores sempre que eles merecerem. Egocentrismo é horrível, mas uma pequena massagem no ego de vez enquanto ajuda e muito na motivação de sua equipe.
Para a pessoa:
  • Evite assimilar informações que a jogue para baixo ou que não vai te acrescentar. Para manter-se motivado é necessário filtrar com precisão o que serve e o que não para a sua vida. Examine todas as coisas, retenha somente o que é bom.
  • Fuja de pessoas pessimistas, aquelas que vivem reclamando da vida e vêem defeito em tudo.
  • Deixe de ler livrinhos de auto-ajuda com frases bonitinhas que não expressam a realidade que você vive.
  • Comemore suas conquistas, brinde o seu sucesso.
  • Tenha fé e pensamento positivo. Afinal, uma mente sã pensa melhor e mais à frente.
  • Utilize a alegria para passar por situações que não se adequam com a sua maneira de pensar, não deixe nada atrapalhar seu entusiasmo.

  • Faça da motivação um diferencial para vender mais e saiba que você é a coroa da criação de Deus! Igual a você não há. Haverá muitos melhores e muitos piores do que você, muitos com mais facilidades e outros com mais dificuldades do que você, mas lembre-se: IGUAL A VOCÊ NÃO HÁ!

    Motive-se... Sucesso e tudo de bom.


    Clique aqui e mande sua pergunta,
    esclareça sua dúvida com relação
    a vendas com o consultor Fábio Acauhi

    Fábio Acauhi é palestrante, consultor
    e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
    Atua há 14 anos na área de ensino com ênfase em psicologia da aprendizagem


    Conteúdo Recomendado

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.