F?bio Acauhi F?bio Acauhi 21/07/2008

Fa?a da motiva??o um diferencial para vender mais

Motiva??o, motivar, dar motivos ou ter motivos para realizar algo. Muitos falam do entusiasmo como forma de manter-se motivado. H? l?deres que afirmam ter a f?rmula para manter a sua equipe motivada e entusiasmada. Outros dizem ter encontrado o "modelo" para motivar todos da mesma forma. Fica a d?vida no ar, ser? mesmo que uma pessoa pode motivar outra? Ou voc? acredita na auto motiva??o? Ser? que todos s?o motivados da mesma forma?

A verdade ? que somos pessoas diferentes em muitos aspectos, principalmente porque cada pessoa possui seu sistema de cren?as e valores. As pessoas recebem est?mulos de uma maneira diferente uma das outras porque n?o somos iguais.

Outra verdade ? que ningu?m motiva ningu?m! De nada adianta fazer aquela palestra maravilhosa com um excelente conte?do onde todos saem maravilhados e turbinados se no dia seguinte a realidade de sua empresa os desmotiva.

O que ningu?m pode negar ? que pessoas positivas tem uma larga vantagem sobre as negativas, n?o s? em se tratando de vendas, mas em todos os aspectos da vida. Por tr?s de um empreendimento de sucesso h? sempre uma motiva??o clara e eminente como for?a propulsora que nos leva adiante.

Imagem ilustrativa: ACESSA.com / Laura Martins Ferreira

Vejamos agora alguns toques que v?o contribuir para motivar-se e manter-se motivado, s?o eles:

    Para empresa:
  • Dinheiro motiva sim, mas por um curto espa?o de tempo. O dinheiro n?o deve ser o centro da motiva??o de ningu?m. Por outro lado se o sal?rio n?o supri com facilidade as necessidades b?sicas de seus colaboradores n?o h? motiva??o.
  • Pesquisas revelam que o profissional se motiva mais facilmente e de forma mais duradoura quando depositam confian?a nele e quando lhe ? atribu?da responsabilidades.
  • Crie uma forma de remunera??o justa, com premia?es por efici?ncias nas vendas. Mesmo porque ningu?m trabalha de gra?a.
  • Uma gest?o descentralizada ajuda o profissional a crescer e se desenvolver. Um dos fatores que mais motiva um profissional ? a possibilidade de ser visto e reconhecido pela lideran?a da empresa.
  • Voc?, na qualidade de gestor de vendas, se preocupa em descobrir o que motiva seus vendedores? Se sim meus parab?ns, se n?o, deveria. Essa ? uma das chaves para o sucesso de equipe de vendas sadia.
  • Evite julgar ou tomar uma atitude contra o seu vendedor simplesmente pelo que voc? acha, pois na maioria das vezes o que pensamos n?o determina a verdade.
  • Dai honra a quem tem honra! Elogie publicamente seus vendedores sempre que eles merecerem. Egocentrismo ? horr?vel, mas uma pequena massagem no ego de vez enquanto ajuda e muito na motiva??o de sua equipe.
Para a pessoa:
  • Evite assimilar informa?es que a jogue para baixo ou que n?o vai te acrescentar. Para manter-se motivado ? necess?rio filtrar com precis?o o que serve e o que n?o para a sua vida. Examine todas as coisas, retenha somente o que ? bom.
  • Fuja de pessoas pessimistas, aquelas que vivem reclamando da vida e v?em defeito em tudo.
  • Deixe de ler livrinhos de auto-ajuda com frases bonitinhas que n?o expressam a realidade que voc? vive.
  • Comemore suas conquistas, brinde o seu sucesso.
  • Tenha f? e pensamento positivo. Afinal, uma mente s? pensa melhor e mais ? frente.
  • Utilize a alegria para passar por situa?es que n?o se adequam com a sua maneira de pensar, n?o deixe nada atrapalhar seu entusiasmo.

  • Fa?a da motiva??o um diferencial para vender mais e saiba que voc? ? a coroa da cria??o de Deus! Igual a voc? n?o h?. Haver? muitos melhores e muitos piores do que voc?, muitos com mais facilidades e outros com mais dificuldades do que voc?, mas lembre-se: IGUAL A VOC? N?O H?!

    Motive-se... Sucesso e tudo de bom.


    Clique aqui e mande sua pergunta,
    esclare?a sua d?vida com rela??o
    a vendas com o consultor F?bio Acauhi

    F?bio Acauhi ? palestrante, consultor
    e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
    Atua h? 14 anos na ?rea de ensino com ?nfase em psicologia da aprendizagem