Fábio Acauhi Fábio Acauhi 21/08/2008

As qualidades de um líder de equipe de vendas

Imagem ilustrativa: ACESSA.com / Laura Martins Ferreira Nós nascemos líderes ou nos formamos líderes? O que leva uma pessoa a almejar ser um líder? Qual a diferença de um líder teórico para um líder prático?

Esses são os questionamentos que não querem calar. Especialistas em liderança e desenvolvimento de equipe do mundo todo tentam responder a essas perguntas; cada um com seu ponto de vista e sua maneira de pensar. Entretanto, o que determina o sucesso de um líder de equipe são as qualidades que ele possui. Essas qualidades são definidas pelo seu sistema de crenças e valores formado ao longo da vida. Se nós conseguirmos ser líderes dentro do nosso próprio "eu", seremos capazes de resolver as mais complexas questões no seu dia-a-dia.

A liderança é uma questão de útero. Isso mesmo, um líder de verdade é formado pelo estímulo que o bebê recebe ainda na vida intra-uterina. Por exemplo: a qualidade da comunicação em grande parte é determina pela conversa que temos com o bebê. Tomar cuidado com as sensações que a mãe recebe ao logo da gravidez é fundamental para o equilíbrio da personalidade e auto-estima do futuro líder.

Após o nascimento podemos destacar a qualidade da educação como força propulsora para o sucesso de um líder de equipe. O estímulo a conquista, a preparação para lidar com as derrotas, a persistência nas incertezas são fatores fundamentais para moldar o perfil de um líder que todos afirmam: esse nasceu para liderar!

O que vemos hoje nas empresas são líderes que apenas estudam pra se formar um líder que, na maiorias das vezes, destroem suas equipes por falta de experiência e de perfil que deveria ser moldado desde a infância.

Preparação, estudo, força de vontade, determinação é fundamental em qualquer carreira, contudo, uma boa formação educacional que molde realmente seu caracter tem o seu lugar de destaque nos melhores líderes.

A qualidade da sua liderança de equipe é medida pela quantidade de pessoas que desejam seguí-lo. Conheça agora as 21 qualidades principais de um líder.

  1. Atitude mental positiva
  2. Disciplina e auto-controle
  3. Caráter
  4. Empatia e carisma
  5. Competência
  6. Comprometimento
  7. Qualidade na comunicação
  8. Coragem
  9. Discernimento
  10. Educação profissional
  11. Foco estratégico
  12. Generosidade
  13. Iniciativa
  14. Saber ouvir
  15. Ter paixão pelo que faz
  16. Grande rede de relacionamentos
  17. Responsabilidade
  18. Passar segurança
  19. Seja prestativo
  20. Atento a solução de problemas
  21. Visão empreendedora

Então! Quais características que, a partir de agora, você se propõe a desenvolver?

Sucesso e tudo de bom...


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclareça sua dúvida com relação
a vendas com o consultor Fábio Acauhi

Fábio Acauhi é palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua há 14 anos na área de ensino com ênfase em psicologia da aprendizagem



Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.