F?bio Acauhi F?bio Acauhi 24/09/2008

Quatro passos para vender bem mesmo na adversidade

Mesa com calculadora, bloco de anota?es, caneta e calend?rio Que o com?rcio ? inst?vel tudo mundo j? sabe. Tem per?odos do ano que o mar n?o fica para peixe mesmo. Por?m existe uma realidade dura que devemos enfrentar, que ? o fato de ter que vender independente do m?s ou per?odo do ano, mesmo porque a manuten??o do nosso emprego est? firmada nos resultados. N?o podemos chegar em casa e dizer: - Filho! Hoje voc? n?o vai comer porque o papai n?o vendeu nada!

Dificuldades existem e temos que estar preparados para super?-las sem grandes transtornos. A maneira com que analisamos os percal?os da vida ? que nos faz grande e maduros, seja em qualquer ?rea de nossa vida.

Os quatro passos que vou apresentar s?o fundamentais para obtermos o m?ximo de sucesso na adversidade, e s?o eles que coloco em pr?tica sempre que as coisas apertam.

1? Passo: Pensamento positivo

Na verdade muito se fala de pensamento positivo como forma de motivar as pessoas. Hoje o filme e o livro "O Segredo", ilustrando claramente a for?a do pensamento positivo. Por?m, a verdade ? que o sucesso do seu trabalho est? diretamente ligado ? maneira com que voc? encara as coisas, principalmente as dificuldades. O pensamento positivo nos d? um maior controle emocional e seguran?a em nossas a?es.

Pensar negativamente em momentos dif?ceis, ou seja, no per?odo que voc? mais precisa superar um obst?culo n?o ir? te levar a obter resultado algum, muito pelo contr?rio nos impulsiona cada vez mais para tr?s. Costumo dizer que quando as coisas v?o mal, at? o que fazemos de bom desaparece. N?o desperdice seu talento e a sua intelig?ncia por se deixar levar por um momento de dificuldade.

2? Passo: Organiza??o

Bom, uma vez com pensamento positivo, crendo que vai melhorar, vamos agora fazer a nossa parte. A organiza??o de um profissional de vendas ? primordial. Anote o telefone de contato em cada atendimento juntamente com o perfil de compra e tra?os da personalidade do cliente que mais aflora. Esse procedimento vai te facilitar para trabalhar com o 3? passo.

N?o anotar o contato, deixar de tra?ar o perfil do cliente para facilitar em uma futura negocia??o ? uma das coisas inadmiss?veis em um vendedor. Em momentos de crise, ser sistem?tico e zeloso com o trabalho nos faz andar na frente.

3? Passo: Mantenha contato com seu cliente

O ideal seria fechar o pedido na hora, caso n?o seja poss?vel, pergunte ao cliente qual a previs?o de compra que ele tem, ligue um dia antes para saber uma posi??o de compra. Caso ele n?o d? uma previs?o de retorno na loja, ofere?a um brinde ou um desconto especial em cima do or?amento que ele j? possui "for?ando" um retorno - neste momento ? importante que voc? defina uma definir uma data.

N?o recomendo mais de uma liga??o; pois uma apenas demonstra aten??o, aux?lio e interesse com o cliente, a partir da? j? se torna inconveniente a n?o ser que o cliente solicite um outro contato.

4? Passo: Nunca deixe de investir no conhecimento

Organize estudos, assine revistas e mantenha-se informado de todos os assuntos concernentes a sua profiss?o e principalmente em rela??o a tend?ncias do mercado. Lembre-se do segundo passo e saiba que esse contribui muito para o desempenho e seu do sucesso em momentos adversos.

Hoje, curso superior se transformou em 2? grau, ou seja, ? pr?-requisito em qualquer empresa, da mesma forma podemos interpretar um profissional de vendas que n?o se qualifica quanto a um extremamente qualificado e sempre em processo de aprendizagem.

Pense nisso e parta para a??o com entusiasmo, ra?a e determina??o.

Sucesso e boa$ venda$!


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
a vendas com o consultor F?bio Acauhi

F?bio Acauhi ? palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua h? 14 anos na ?rea de ensino com ?nfase em psicologia da aprendizagem