Fernando Pimentel é o novo governador de Minas Gerais

Por

Fernando Pimentel ? o novo governador de Minas Gerais
Domingo, 5 de outubro de 2014, atualizada às 20h10

Fernando Pimentel é o novo governador de Minas Gerais

Minas Gerais elegeu Fernando Pimentel (PT) como novo governador do estado, após 12 anos de hegemonia do PSDB. Pimentel chega ao Palácio Tiradentes e assume o governo de Minas a partir de 1º de janeiro 2015. O candidato, que disputou a vaga com Pimenta da Veiga (PSDB), Tarcísio Delgado(PSB), Fidélis (PSOL), Professor Tulio Lopes (PCB), Eduardo Ferreira (PSDC) e Cleide Donária(PCO), alcançou 52,98% dos eleitores, com um total de 5.362.870 votos.

Ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Damata Pimentel nasceu em 1951, em Belo Horizonte, Minas Gerais, é formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e tem mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais.

O novo governador do estado, iniciou sua vida política participando de movimentos estudantis e sindicais na década de 70, chegando a ser preso durante a ditadura militar. Seu primeiro cargo político foi o de Secretário da Fazenda na capital mineira em 1993, exercido por três anos, até ser nomeado Secretário de Governo, Planejamento e Coordenação Geral da mesma cidade.

Conhecido por ter sido o primeiro prefeito eleito no primeiro turno na história de Belo Horizonte em 2004, antes disto, foi eleito vice-prefeito em Belo Horizonte na chapa de Célio de Castro.

Pimentel exerceu o cargo de Secretário da Fazenda de Belo Horizonte de 1993 a 1996. Neste mesmo ano foi nomeado Secretário de Governo, Planejamento e Coordenação Geral. Em 2000 foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte na chapa de Célio de Castro. Em 2003 assumiu o cargo de Prefeito de Belo Horizonte. Foi eleito Prefeito de Belo Horizonte em 2004 e nomeado, em 2011, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.